Com o decreto de quarentena valendo em vários locais do país, muitas pessoas que estão em isolamento têm se questionado sobre o que fazer em casa com o tempo livre. De acordo com o Eng. Charles Spíndola Abrenhosa, gerente nacional de distribuição da Sika, empresa especializada em produtos químicos para construção, o momento é oportuno para a realização de pequenas reformas na residência, deixando-a mais confortável e segura para garantir o bem-estar da família.

“Entre as melhorias que podem ser feitas, a impermeabilização e o cuidado com paredes, telhados, rufos, calhas, lajes e rodapés são muito importantes, uma vez que evitam a proliferação de bactérias, fungos e mofos que causam problemas respiratórios. É tudo que precisamos evitar neste momento”, informa. O especialista comenta abaixo algumas dicas para realizar pequenas reformas durante o período:

Cuidado com “gambiarras”

O primeiro passo é evitar soluções improvisadas que além de não sanarem o problema podem piorá-lo. Por isso, é preciso estar atento na escolha de produtos de qualidade para fazer os pequenos reparos.

Priorize melhorias que vão favorecer o ambiente interno

“Antes de pensar em mudar a decoração de cada cômodo, é preciso estar atento a reparos que vão além da estética e trazem benefícios até para a saúde da família. Por exemplo, a impermeabilização de lajes, rodapés e fachadas para conter infiltrações na parte interna da casa, principalmente em cômodos como quarto e sala em que normalmente as pessoas ficam mais”, comenta.

Evite produtos que podem causar alergia

Ao fazer os reparos, principalmente se for utilizar tintas ou verniz, é necessário tomar cuidado caso algum familiar tenha alergia, pois o cheiro forte pode desencadear alguma reação indesejada. Os produtos da Sika, por exemplo, são isentos de solventes e isso facilita o trabalho.

Escolha produtos de fácil aplicação

A ideia de fazer pequenas reformas é que elas sejam rápidas e práticas de realizar, sem a necessidade de contratar um especialista. “Nesse sentido, o ideal é escolher produtos que sejam fáceis e rápidos de usar e não demandem tanta técnica ou conhecimento no uso”, sugere.

Deixar as crianças longe dos utensílios usados para a manutenção

O especialista ressalta que os produtos e ferramentas utilizados na realização dos reparos sejam armazenados fora do alcance de crianças, uma vez que elas podem se machucar ao manusear os itens.

Abaixo o especialista sugere alguns produtos que podem ser utilizados para impermeabilizar a casa e deixá-la livre de bactérias que causam problemas respiratórios:

Igolflex Fachada

O Igolflex Fachada impede a penetração da água das paredes externas para os ambientes internos e apresenta excelente durabilidade. Tem boa resistência aos raios U.V, fácil aplicação com trincha, pincel ou rolo de lã. Boa aderência a substratos cimentícios e fibrocimento também são características do impermeabilizante. Se existirem trincas nas paredes externas, primeiramente trate as mesmas com o selante acrílico Sikacryl.

Sika Monotop-123 Rodape

O Sika MonoTop®-123 Rodapé é um impermeabilizante monocomponente para o tratamento e eliminação de umidade ascendente dos rodapés. De fácil aplicação, o produto é fornecido pronto para o uso, bastando adicionar água. Você deve remover a tinta e a massa corrida e aplicar o produto como uma Nova Massa Corrida impermeável. O ideal é aplicar em toda parede para não deixar emendas. Deixe secar e aplique a nova pintura sobre toda parede.

SikaFill Rapido

O SikaFill Rapido é ideal para ser aplicado em lajes e coberturas e é o único impermeabilizante que tem a fórmula com microesferas isolantes, que refletem os raios solares deixando o interior das edificações mais agradável. Além disso, o produto resolve o problema em apenas 4 horas e é fácil de aplicar.

Fitas Sika Multiseal para telhados

A linha Sika MultiSeal® S são fitas impermeáveis e auto-adesivas compostas por uma camada de adesivo asfáltico, coberto com uma lâmina de alumínio e protegido por um filme plástico, ideais para reparos em telhados, rufos e calhas.

Sika

A Sika é uma multinacional Suíça, com uma posição de liderança no desenvolvimento e produção de sistemas e produtos para colagem, selagem, impermeabilização, reforço e proteção estrutural nos segmentos da construção e indústria em geral. Possui filiais em 101 países e mais de 200 plantas no mundo. Com mais de 24.000 funcionários, gerou vendas anuais de CHF 8,11 bilhões em 2019. Recentemente a companhia adquiriu a Parex, fabricante líder no ramo de argamassas e rejuntes para revestimento cerâmico. A aquisição fortalecerá a plataforma de crescimento do grupo e apresentam uma excelente plataforma de crescimento para ambas as organizações pois possuem portfólio de produtos totalmente complementares.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Sika