Pisos lisos ou ásperos, cerdas firmes ou macias, áreas internas ou externas, esses são alguns dos detalhes que merecem atenção na escolha da vassoura e que fazem a diferença na hora da limpeza. Para Suelen Viana, expert no assunto e dona do perfil no instagram @bysuelenviana, o mercado está cada vez mais atento às necessidades dos consumidores. ”Basta olhar os corredores de limpeza dos supermercados para notar o leque de opções de vassouras à venda. São diferentes tamanhos, formatos e tecnologias para qualquer necessidade,” observa.

E com tantas opções, para não ter erro, a influenciadora destacou dois pontos principais que devem ser observados na hora da escolha do produto: o tipo de cerda e de piso.

TIPOS DE CERDAS

De acordo com Suelen, são as cerdas que definem a indicação de uso da vassoura e que influenciam na performance da limpeza. Existem vassouras com cerdas mais rígidas, aquelas mais macias e flexíveis e há, também, aquelas que mesclam os dois tipos de cerdas. ”Vassouras que trazem cerdas duras são indicadas para limpeza externa, com pisos rústicos, acimentados e de pedra. Elas são ideais quando há um grande volume de folha a ser varrido, por exemplo. Já as macias, são indicadas para uma limpeza delicada, uma vez que apresentam flexibilidade e leveza necessárias para não arranharem as superfícies”, explica. Os modelos com cerdas mistas são indicados para todos os tipos de limpeza. ”Vassouras que trazem essa tecnologia são coringas na hora de varrer o chão. Com dupla função, as cerdas duras agem em sujeiras encrustadas e as macias atuam na varrição de pó, cabelos e farelos”, acrescenta.

De acordo com a influenciadora, existe uma dica infalível para identificar os tipos de cerdas das vassouras: ”Sempre falo para os meus seguidores testarem o produto na própria loja, pressionando-o no chão. Desta forma é possível checar se as cerdas são mais rígidas ou flexíveis”, destaca.

TIPOS DE PISO

Após entender as diferenças entre os tipos de cerdas e suas funcionalidades é preciso analisar o tipo de piso presente nos ambientes da casa.

Áreas externas, que geralmente contam com pisos ásperos, exigem uma limpeza mais pesada e, portanto, vassouras com cerdas mais resistentes. ”O piso do meu quintal é acimentado, e neste caso uso uma vassoura de cerdas sintéticas mais resistente, pois preciso colocar maior pressão no utensílio na hora de varrer”, conta.

Já nas áreas internas, que normalmente possuem pisos lisos e mais delicados, a escolha de uma vassoura com cerdas macias é ideal para evitar riscos e para não prejudicar o brilho natural das superfícies. Outro ponto é que a sujeira costuma ser composta por pelos, ciscos, cabelos, itens muito pequenos e leves, que não seriam eficientemente conduzidos por uma vassoura com cerdas duras. ”Meu piso da cozinha é de porcelanato e todo cuidado é pouco para não arranhá-lo! Na hora da limpeza, costumo usar uma vassoura com pelos naturais macios”, completa.

DICAS DE PRODUTO

Com as orientações em mente, agora é hora de escolher a modelo ideal! A Noviça, marca da Bettanin, referência na fabricação de vassouras, apresenta um amplo portfólio do utensílio para as mais diferentes necessidades. Confira!

CERDAS MULTIUSO

Com plumagem densa, os modelos multiuso representam a tecnologia exclusiva da marca, Multiuso DUO. Com dois tipos de cerdas: firmes, para limpeza de sujeiras incrustadas, e macias, para limpeza de pelos e poeira, as vassouras são indicadas para a limpeza de ambientes internos e externos, além de atenderem todos os tipos de piso, como, frios, rústicos, vinílicos e de madeira.

CERDAS MACIAS

Com foco em limpeza de ambientes internos, a Noviça apresenta vassouras ideais para pisos delicados. Com cerdas maciais, os modelos conduzem bem a sujeira e evitam arranhões indesejáveis.

CERDAS DURAS

Indicadas para áreas externas com pisos rústicos, em pedra ou acimentados, as vassouras são compostas por cerdas resistentes, ideais para limpezas mais pesadas.

Saiba mais em: www.novica.com.br

Bettanin

Com mais de 70 anos de tradição, a Bettanin é a principal empresa brasileira do segmento de utensílios de limpeza doméstica. Suas marcas estão entre as principais do país, sendo que a empresa é líder com a marca Noviça, vice líder com EsfreBom e detém importante participação de mercado com as marcas Brilhus e Sanilux. São mais de 350 milhões de itens produzidos anualmente, entre vassouras, mops, esponjas, pás, panos, rodos, sacos para lixo, purificadores de ar, desodorizadores sanitários e outras soluções que facilitam a vida das pessoas.

Reconhecida por estar sempre à frente, a Bettanin busca constantemente novas tecnologias e inovações. Priorizando alta performance, design, praticidade e excelência, entrega ao consumidor um amplo portfólio com soluções que tornam-se essenciais para o lar.

A Bettanin deu origem às Empresas InBetta, formada pelas empresas Bettanin, Atlas, Sanremo, Primafer, Ordene e SuperPro.