Início de ano é tempo de colocar muitas resoluções em prática e as transformações dentro de casa chegam como um ótimo ponto de partida para abrir um novo ciclo com muita energia. Seja com uma grande reforma, ou com uso de cores nas paredes, repaginar alguns ambientes e dar um refresh no canto onde mais temos passado nosso tempo, é uma ótima alternativa para trazer sensações e personalidade a uma atmosfera totalmente renovada.

Sempre atenta às necessidades de seus públicos e com o objetivo de facilitar a jornada de pintura do consumidor, Suvinil e seus especialistas prepararam um passo a passo detalhado para ajudar ainda mais nesse processo, reforçando a atenção às imperfeições das superfícies, os produtos necessários para correções e preparação da parede e as soluções ideais em cores e finalização. Tudo para que o resultado seja perfeito. E aí, vamos pintar uma nova história?

Correções prévias

Antes de tudo, é necessária uma análise e correção de possíveis imperfeições, como mofo e outras manchas causadas por problemas externos. Neste primeiro passo, recomenda-se a aplicação da mistura de 1:1 de água pura junto com água sanitária na superfície. Deixe agir por 60 minutos e remova com água.

Para garantir o brilho, o recomendado é que a parede seja lixada e, em seguida, tenha todo o pó removido com vassoura de pelos e pano úmido. No caso de gordura, graxa e oleosidade, o ideal é que a parede seja limpa com água e detergente neutro. Já nos descascamentos, partes soltas e mal aderidas, a superfície deve ser nivelada com espátula, escova de aço ou lixa.

Uniformização e pintura

Depois, se necessário, a parede deve ser preparada com um fundo que a sele, proporcionando preenchimento, uniformidade à absorção e aderência. Para alvenaria é possível utilizar:

– Suvinil Suviflex: quando o reboco, argamassa, concreto, cimento, bloco de concreto ou placa cimentícia apresentam fissuras “teia de aranha” (neste caso, aplique também o Fundo Preparador de Paredes antes);

– Suvinil Selador Acrílico: caso o reboco, argamassa ou concreto sejam novos ou ainda não tenham sido pintados e firmes;

– Suvinil Fundo Preparador: quando o reboco, argamassa, concreto ou cimento estão fracos (soltando grãos, pó, mesmo que sejam novos), ou com tinta antiga, descascada e calcinada.

Finalização

Na finalização do preparo e antes da pintura, a parede deve ser igualada para que se corrijam danos rasos, tornando-a mais uniforme. Para o nivelamento de alvenaria, a marca conta com Suvinil Massa Acrílica, dedicada às áreas internas e externas, molháveis ou não, além da Suvinil Massa Corrida, para ambientes internos e não molháveis.

Com a preparação da parede e a apresentação de uma superfície firme, limpa, seca, sem brilho, sem poeira, sem gordura ou mofo, está aberta a temporada de transmitir sensações aos ambientes, por meio do uso das cores.

Coloque a tinta em uma bandeja e, com um rolo de espuma, aplique o produto na parede inicialmente em forma de “N”, seguindo em movimentos verticais de baixo para cima. Repasse logo em seguida para espalhar uniformemente a solução, com o próprio rolo sem excesso de produto e de força. Depois da a secagem, aplique a próxima demão. Após o tempo de cura, sua parede já estará pronta para fazer parte da mudança que o seu ambiente merece.

Para acompanhar outras dicas e recomendações da Suvinil sobre pintura de paredes, técnicas e efeitos, cores e tendências, siga o perfil da marca no Instagram: @tintas_suvinil e encontre um profissional adequado para o seu projeto, acessando a plataforma: https://www.suvinil.com.br/encontre-seu-pintor

Fonte: Da Redação/Assessoria/Suvinil