Encontrar a casa ou apartamento perfeito em um bairro nobre sem ter que se preocupar com reforma e lidar com todos os trâmites que envolvem esse processo é uma demanda que vem crescendo no mercado de luxo. Pensando em atender esse público que busca um imóvel que atenda todas as atuais necessidades e está disposto a pagar por conforto e facilidade, a Imóvel A lança o Projeto RetroFit Chic, uma parceria com arquitetos renomados que vão customizar, reformar e restaurar imóveis antigos para atender esses compradores e valorizar a residência.

Foram convidados nomes como Leo Shehtman, Marília Veiga e Claudia Alionis para cuidar dos projetos arquitetônicos, que vão modernizar e dar nova vida a imóveis antigos principalmente os localizados no Jardim Europa, Cidade Jardim e Jardim Paulistano. “Nos bairros mais nobres e disputados da cidade não existe oferta de terrenos para novas construções. O retrofit de propriedades é uma tendência também na Europa e nos Estados Unidos e uma das únicas soluções para atender a novas moradias e clientes que demandam por habitações nos grandes centros e em regiões cobiçadas”, explica Alexandre Villas, diretor da Imóvel A.

A valorização do imóvel é alta e imediata. No caso de apartamentos, o valor entre a compra, custo de reforma e o valor final do imóvel pronto e decorado, reputa uma valorização que pode chegar entre 50% e 70%, e a procura é imensa. Quando se fala em casas em bairros tombados em região nobre, próximos ao Parque do Ibirapuera ou o Shopping Iguatemi a valorização pode chegar a 100%, uma vez que a reposição e oferta é ainda mais baixa que a dos apartamentos.

Esta iniciativa promete aumentar a velocidade de vendas dos imóveis antigos e para reforma. “Além de melhorar a condição de venda do proprietário, uma vez que seu imóvel conta com uma assessoria prévia e consequentemente um maior número de interessados. Já os compradores vão poder customizar seus projetos, saberão como investir, qual o custo de uma obra do seu jeito, e o tempo e os critérios de aprovação, podendo fazer o investimento com segurança e clareza com processos de aprovação em áreas que são tombadas”, diz Villas.

Todo esse movimento imobiliário também garante a segurança quanto a ocupação e protege os bairros nobres de um adensamento vertical o que torna estas localidades e suas propriedades raras e valiosas.