Comprar um imóvel, seja novo ou usado, é uma das grandes responsabilidades e sonhos da vida adulta. Nesse sentido, além dos valores envolvidos, existem muitas questões relacionadas em acertar na escolha do novo lar. Escolher uma boa localização, estrutura, mobilidade, entre outros pontos, demanda um bom conhecimento e, também, um pouco de sorte no processo.

No entanto, com algumas dicas e boas práticas na hora de escolher o imóvel, é possível reduzir as chances de erro e, assim, encontrar a casa ou apartamento dos sonhos. Dessa forma, é preciso se atentar para diversos pontos que indicam se a escolha é acertada ou não.

Quer saber mais? Confira as principais dicas para escolher bem e acertar na compra do seu imóvel. Continue lendo o conteúdo até o final!

Localização

Um dos pontos mais importantes para escolher um imóvel é sua localização. Para não errar na hora de escolher o local, fique atento com a estrutura oferecida pelo bairro. Procure pela presença de lojas, empresas, escolas, farmácias, supermercados e padarias, entre outros comércios, que possam indicar que os serviços básicos estarão acessíveis.

Indo além, converse as pessoas desses locais para entender o movimento e descobrir se há questões de segurança que podem comprometer a sua qualidade de vida. Se desconfiar de algo, evite realizar o negócio até se sentir extremamente seguro nesse assunto.

Estrutura e conservação

Agora que você entendeu como a localização atende suas expectativas, é hora de avaliar a estrutura do imóvel em si. O primeiro ponto é verificar se a escolha faz sentido para suas necessidades, assim, por exemplo, se você pensa em uma casa ou apartamento com 3 quartos, dificilmente ficará satisfeito em escolher um imóvel abaixo disso.

Uma vez que o imóvel atenda suas expectativas, verifique cuidadosamente sobre o estado de conservação do local (para imóveis usados, é claro). Procure por rachaduras, infiltrações, buracos, deformações ou qualquer ponto que sinalize um problema na estrutura física do bem. Se encontrar algo, negocie uma solução e não avance para a compra se o problema não estiver resolvido.

Forma de pagamento

Outro passo importantíssimo é a forma de pagamento. Nesse momento, verifique opções entre bancos, tempo de parcelamento, tamanho da parcela e se existe alguma vantagem em dar uma entrada muito grande para abater consideravelmente o valor do imóvel.

Lembre-se que a compra de uma casa ou apartamento é um passo muito importante, então qualquer descuido pode ser fatal às finanças. Na dúvida, pesquise com algum consultor financeiro sobre a viabilidade do plano de pagamento que você escolheu, além de uma saída que mantenha a saúde financeira em dia.

Documentação

Outro item importante em uma aquisição é o contrato de compra, que não pode esconder cláusulas que te prejudiquem no futuro. Portanto, faça o dever de casa e leia inteiramente o documento, consultando um advogado para eliminar eventuais dúvidas.

Assim, você poderá estar precavido sobre alguma situação, caso tenha amplo conhecimento do que está adquirindo. Lembre-se que cautela, nesses casos, nunca é demais.

Tipo do imóvel

O tipo de imóvel também é um ponto importante para considerar na hora de buscar o lar dos sonhos. Casas têm algumas vantagens bem interessantes para alguns tipos de famílias, enquanto os apartamentos trazem qualidades importantes para alguns grupos de pessoas.

Nesse ponto, leve em conta se você precisa de um quintal, se deseja mais segurança, se necessita de um espaço mais amplo, se deseja morar em locais altos, se quer a comodidade de um apê, entre outras características de cada tipo de imóvel.

Mas, lembre-se: não existe uma opção melhor do que a outra somente pela natureza do imóvel, e sim aquela que mais se adequa para sua realidade e planejamento familiar. Portanto, pesquise, investigue e entenda qual momento de vida você está pois, assim, sua escolha será imensamente facilitada.

Para imóveis em condomínios

Se você pretende comprar um imóvel em algum condomínio, é importante se atentar para alguns pontos específicos, conforme listados abaixo:

● Conheça bem as regras do condomínio antes de fechar negócio;
● Descubra o índice de inadimplência dos moradores;
● Verifique se o condomínio está em dia com questões trabalhistas dos funcionários;
● Descubra todas as taxas que deverão ser pagas, mesmo as menores;
● Verifique se o imóvel tem algum débito pendente e que comprometa os moradores;
● Busque por irregularidades na construção do imóvel (principalmente para apartamentos).

Com esses pontos analisados e identificados, a compra do imóvel no condomínio poderá acontecer sem problemas – se tudo estiver certo, claro.

Compre seu apartamento agora mesmo!

Agora que você já conhece as principais dicas para comprar um imóvel, chegou a hora de escolher o lugar ideal para realizar esse sonho. São Conrado, no Rio de Janeiro, é uma região com toda a estrutura que você precisa para viver bem.

Metrô, acesso fácil para outras localidades da cidade maravilhosa, áreas de lazer e locais com muita natureza e área verde, o bairro da Zona Sul carioca é um dos destinos mais nobres e tradicionais do RJ. Por esses e outros motivos, escolha seu apartamento em São Conrado e tenha uma vida tranquila, feliz e como sempre sonhou!

Fonte: Da Redação/Assessoria