Neste período de isolamento social, as pessoas aumentaram a preocupação com a limpeza e manutenção dos lares. Nesse cenário é necessário prestar atenção na forma como essas atividades são realizadas. Pensando nisso, a Adamá, marca especialista na produção de ladrilhos hidráulicos, traz orientações para não errar na hora de limpar a casa.

Ladrilhos Delirio no cantinho gourmet (Foto Mario Chaves);Ladrilhos Iemanjá no hall de entrada do projeto de Eduardo Guerra, com foto de MCA Estudio

Ladrilhos: Resistentes, mas pedem cuidados especiais

O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento à base de cimento, que é produzido artesanalmente por meio de fôrmas especiais, capazes de garantir a beleza de seus desenhos únicos, considerado por alguns como uma obra de arte. Sua pintura é obtida a partir da mistura de pigmentos com a própria massa cimentícia, para depois descansar na água por várias horas. Por esse motivo, as peças podem ter durabilidade de décadas, ou até mesmo séculos (como visto em muitos imóveis tombados). Porém, é necessário ter atenção com sua limpeza, pois mesmo sendo muito resistente, o ladrilho possui a delicadeza de uma peça artesanal, que é feita com muito carinho.

Imagens que revelam todos os cuidados na produção dos ladrilhos – Nas fotos 1 e 2, as fôrmas e pigmentos especiais; na foto 3, os bastidores da criação das peças

Como cuidar das peças?

O principal erro cometido pelas pessoas é a utilização de produtos químicos para a limpeza das peças, o que pode danificá-las, em razão de sua composição. Por isso a empresa não aconselha, em nenhuma hipótese, o uso de tais substâncias. Nesse caso, o ditado “menos é mais” é muito indicado, pois a Adamá traz dicas simples, mas muito úteis para a higienização correta.

Entre os cuidados recomendados para a limpeza de ladrilhos, nas paredes, está a utilização água e sabão neutro por meio de panos ou esponjas (exceto as de aço), em que será necessário esfregar as partes com manchas e sujeiras. No caso dos pisos, vale a mesma indicação para água e sabão neutro, porém aqui vários tipos de vassouras são permitidas.

Limpeza imediata

Em caso de queda de bebidas ou substâncias que possam manchar as peças, a recomendação é para a realização da limpeza imediata, sendo assim o tempo de penetração irá depender do produto de proteção aplicado. No mercado há uma variedade de alternativas, com fácil colocação, para deixar as peças mais protegidas.

Ladrilho desbota?

Com o passar dos anos, a coloração dos ladrilhos pode sofrer leves alterações em razão de sua composição, mas não se trata de um desbotamento. Por ser um material poroso, o cimento pode absorver substâncias com a passagem do tempo. Porém, se trata de um envelhecimento natural, que ocorre de forma leve e, ainda garante charme ao produto. Em áreas abertas, com intensa exposição ao sol, é recomendado aplicar produtos com proteção resistente a raios UV, que garante que as cores fiquem vivas por mais tempo.

Mix de modelos de ladrilhos lisos, em 20 diferentes cores; e mini ladrilhos (10cm x 10cm) nos modelos Samba e Amazonas

Mini Ladrilhos e Modelos Lisos

Muita gente já conhece a qualidade e o design brasileiríssimo dos ladrilhos da Adamá, porém o que poucas pessoas sabem é que a Adamá também possui uma linha de ladrilhos lisos, com 20 cores diferentes, além de mini ladrilhos, no formato (10cm x 10cm) disponíveis em todos os modelos decorados – Amazonas, Delirio, Gloria, Iemanja, Samba, Selva e Urbano. As peças são produzidas sob encomenda e os pedidos podem ser realizados nas butiques parceiras da Adamá.

ADAMÁ

Endereço: Rua Ruth Simão,145 – Parque Campolim – Sorocaba/SP
Site: www.adamadesign.com.br
Telefone: +55 (15) 3202 – 8170

Onde encontrar

Em butiques especializadas espalhadas por São Paulo Capital, Rio de Janeiro Capital, Belo Horizonte Capital e cidades do interior de São Paulo, como Sorocaba, Campinas, Limeira, Americana, Rio Claro, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, São José dos Campos, Jundiaí, Indaiatuba, Itu, Salto entre outras.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Adamá