Compactas ou espaçosas, as varandas dos apartamentos se transformaram no lugar mais disputado, entretendo pais e filhos com churrasqueira, adega e até TV para assistir filmes e séries nos fins de semana. É o que comprovam os dois projetos comandados pela arquiteta Pati Cillo, do escritório Pati Cillo Arquitetura, que passaram por uma repaginação completa com ótimas soluções.

Com deck, ladrilho hidráulico e churrasqueira, este ambiente colorido virou a atração dos moradores, especialmente durante a quarentena | Foto: Luis Gomes

Para iniciar, a primeira dica da arquiteta é infalível. “Para tirar o máximo proveito da varanda, convém transformá-la em uma extensão do estar apostando no fechamento com vidro. Com isso, evita-se que a chuva estrague os bons momentos e danifique os móveis”, revela Pati. Quem deseja uma integração perfeita com a área interna também deve verificar a possibilidade de retirar as portas entre os ambientes, assim como nivelar os pisos de ambos.

Como a varanda faz parte da fachada do prédio é importante verificar se o condomínio autoriza alterações nas paredes. “Há prédio que não permite pintura nem aplicação de revestimentos, por isso recomendo verificar as normas do condomínio antes de iniciar o projeto”, sugere a arquiteta.

Especialista em projetos de arquitetura de interiores, Pati Cillo capitaneou a reforma de dois apartamentos com amplas áreas gourmets na varanda, trazendo aos moradores o espaço perfeito para os dias de lazer. Confira mais sobre os projetos que exploraram saídas inteligentes de marcenaria, revestimentos vibrantes e espaço de sobra para receber com conforto.

Varanda com 15 m² bem explorados

Destaque para os ladrilhos hidráulicos desenhados por Catê Poli | Foto: Luis Gomes

Assinada por Pati Cillo, a varanda de 15 m² virou a diversão em família. Nela há tudo o que se precisa: diversos lugares para se sentar, churrasqueira, TV para assistir jogos e uma adega. “Os tons azuis contribuem para que o ambiente tenha um ar leve. O piso em deck também favoreceu a ambientação aconchegante e descontraída”, explica Pati.

Para compor o projeto, a parede com ladrilho hidráulico (Ladrilar) foi o ponto de partida. “As setas causam a sensação de movimento e todos os outros elementos azuis da cena derivam de suas nuances. Uma solução de marcenaria criou os nichos para os objetos decorativos”, revela Pati. Já o banco abaixo dos ladrilhos oferece mais lugares à mesa e ainda guarda os brinquedos das crianças. Atrás do balcão, os armários comportam todos os utensílios necessários para as atividades do ambiente, com direito a uma adega compacta.

Prático, o deck pronto comprado em home center cobriu o piso de porcelanato existente. Sob medida, o baú organiza brinquedos e utensílios | Fotos: Luis Gomes

Área de 25 m² com lazer completo

Acabamentos fáceis de manter e marcenaria sob medida são destaques| Fotos: Luis Gomes

Assinada em parceria com o escritório Dico Arquitetura, a varanda com planta em L já ficava integrada à sala de estar e à cozinha, porém a eliminação dos caixilhos que dividiam o espaço privilegiou a circulação. “Outro artifício usado para aperfeiçoar a conexão foi usar o mesmo revestimento de porcelanato em todos os pisos, unificando tudo”, diz Pati. Na parede, adotou ladrilhos hidráulicos (Ladrilar) assinados pela Catê Poli e apostou em uma faixa de espelho que dá um toque especial à decoração cheio de cor e alegria.

O layout em L divide naturalmente as áreas de convívio. De um lado, um espaço de estar para receber os amigos para um bate-papo ou até mesmo para assistir a programação na TV. Já na lateral que se junta à cozinha, a arquiteta investiu em uma mesa grande, para oito lugares com cadeiras em roxo e um banco em marcenaria. O modelo feito sob medida serve para acomodar mais pessoas, além de contar com um baú para organizar itens dos moradores. Ao lado, para manter as bebidas sempre na temperatura certa, a arquiteta reservou espaço para um cervejeira amarela (Consul).

Em L, o sofá aproveita bem a amplitude da área de estar da varanda | Fotos: Luis Gomes

Pati Cillo Arquitetura

www.paticillo.com.br
@paticillo_arquitetura

Fonte: da Redação/Assessoria