As cores principais da marca assim como alguns objetos que remetem ao universo da educação foram escolhidos para traduzir os valores da empresa no espaço físico. Na recepção, por exemplo, o público é recebido por uma instalação no teto, composta por capelos pretos, cujo desenho é obtido através de processos paramétricos (geração de geometrias através de algoritmos computacionais), remetendo ao gesto de lançar para o alto o chapéu, típico das comemorações de formatura.

Ainda nesse ambiente, o desenho da bancada, constituída por um painel em OSB recortado verticalmente criando um jogo de cheio e vazio, e com uma leve inclinação em uma das extremidades, remete a uma fileira de livros apoiados em uma prateleira. Atendendo a necessidade do cliente, todas as equipes e o call center compartilham o mesmo andar, propiciando o encontro e a troca entre times que até então sempre estiveram separados, enquanto as salas de reunião e as áreas mais coletivas estão locadas no pavimento superior.

O desenho do layout foi baseado na cultura colaborativa, estimulando formas de trabalho alternativas. Os conjuntos de bancadas de trabalho convencionais são intercalados com lounges compostos por sofás, poltronas, pufes e arquibancadas, voltados para as fachadas e abrindo-se para a vista, interrompendo o visual contínuo das mesas. Junto aos lounges, as salas de reunião fechadas ocupam espaços centrais da laje e tem duas faces inteiras de vidro, garantindo dessa forma uma certa permeabilidade dentro do conjunto.

Painéis de lousa, espalhados pelas paredes, permitem reuniões informais ao longo de toda a laje. Um mirante contemplativo foi proposto para maximizar o aproveitamento da vista sobre o skyline urbano e o Rio Pinheiros. Elemento fundamental para o bem-estar dos funcionários, a vegetação é presente em grande parte dos ambientes. As salas de reunião em vidro são abraçadas por um sistema de prateleiras que recebem plantas e um móvel com bancos e floreira marca um lado da laje, permitindo que os funcionários possam regularmente olhar para a vegetação, de qualquer lugar da laje, cumprindo um dos princípios básicos da Biofilia.

O core do prédio é revestido por uma marcenaria em madeira OSB, com caráter funcional, recebendo lockers, impressoras e pontos de café. Na parte superior desta marcenaria central foi proposto um painel LED que, além de mostrar números que estimulam o engajamento e o comprometimento no alcance dos resultados para o crescimento da empresa, conta as histórias de sucesso de alunos através de dados visualizados em tempo real. Esse painel de Led que se desdobra por todo ambiente coletivo, carrega a essência digital da empresa.

Os tons neutros da madeira, do piso em carpete cinza e da laje aparente pintada em cinza escuro são quebrados pelas cores principais da marca, presentes nos recortes do piso que demarcam os lounges, nos vidros coloridos das salas de reunião e nas cadeiras das estações de trabalho, personalizadas com as cores do PRAVALER.

O sistema de iluminação identifica as plataformas de trabalho, circulações e confere uniformidade ao ambiente.

O segundo pavimento foi ocupado em parte pelos espaços de descompressão e convívio, com lounges para jogos, arquibancada para apresentações, copa e uma sala de descanso proposta em um segundo mirante com vista para a cidade. O piso vinílico em laranja, cor vibrante da marca, destaca a área lúdica enquanto a marcenaria da copa, em OSB, aquece o ambiente. As prateleiras recebem plantas que deixam o espaço saudável e visualmente aconchegante, junto com os panos de cortinas em tecido que correm pela fachada. As salas de reunião de diversos tamanhos ocupam a outra parte da laje, permitindo também que visitantes e clientes tenham direto acesso à área do café.

Foi priorizada a escolha de mobiliário nacional, tanto nos móveis corporativos como nos decorativos. Nas áreas coletivas e nos lounges foram propostas peças leves como pufes e cadeiras de varanda, visando a flexibilidade que o espaço requer, possibilitando diversos rearranjos de acordo com as necessidades. Todas as escolhas de projeto foram pautadas pela busca por soluções mais sustentáveis e com menor impacto ambiental.

CRÉDITOS

Design: Guto Requena
Team: Ludovica Leone, Thatiana Pacheco, Rodolfo Torres, Mateus Fraga, Priscila Almeida, Philip Zucker, Camila Gonçalves, Igor Antônio Ferreira
Location: São Paulo
Capacity: 325 people
Size: 1300 m2
Project Date: 2019
Completion: November, 2019
Photography by Fran Parente

Fonte: Da Redação/Assessoria