Iluminação natural insuficiente, layout disfuncional, armários nada práticos, área gourmet mal aproveitada. Não faltavam motivos para os moradores sentirem a necessidade de repaginar a cozinha e a varanda deste antigo apartamento. Tarefa concluída com sucesso pela arquiteta Isabella Nalon, que não só comandou a atualização dos ambientes, com soluções que se enquadravam a atual rotina do casal e da jovem filha, como valorizou o imóvel.

Mais espaçosa, cozinha passou a contar com uma mesa de refeições | Foto: Julia Herman

Com 15 m², a cozinha e a copa eram divididas, resultando em dois ambientes pequenos e compartimentados. “Tínhamos uma circulação ruim, armários mal planejados, pouco espaço de armazenamento e baixa incidência de luz natural. Como os moradores gostam de fazer as refeições diárias na cozinha, também faltava um lugar agradável para esses momentos especiais”, explica Isabella.

Ao quebrar as paredes e unir copa e cozinha-corredor, a arquiteta passou a contar com um ambiente bem distribuído. “A intenção foi criar um grande espaço aberto e integrado, com direito a uma mesa de refeição bem confortável. Ela é muito usada no dia a dia pela família, pois a sala de jantar fica reservada para os dias em que os moradores recebem convidados”, comenta Isabella.

Na paleta de cores, o branco e o bege são aquecidos pela madeira | Fotos: Julia Herman

Por mais conforto e funcionalidade, os moradores solicitaram uma cozinha clara e aconchegante, com revestimentos e materiais homogêneos, sem grandes desenhos e fáceis de limpar. “Em busca de praticidade, sugeri trabalharmos com uma bancada de quartzo mais escuro, com um frontão alto (55 cm) evitando a mistura de materiais. O restante das paredes recebeu pintura acrílica”, enumera a arquiteta. No piso, o porcelanato claro de grande formato apresenta menor área de rejunte e reforça a luminosidade. Essencial para trazer a sensação de acolhimento, o laminado amadeirado reveste o painel e a mesa, aquecendo a decoração”. Por fim, Isabella Nalon apostou em uma lousa de vidro ao lado da TV, constantemente recheada de recados e receitas. Respondendo pela iluminação, embutidos no forro cuidam da iluminação central enquanto a dupla de lustres cobre traz um toque de tendência sobre a mesa de refeições.

Os mesmos tons se repetem na varanda, dando unidade visual ao apê| Fotos: Julia Herman

Outra atração da reforma, a varanda também ganhou nova roupagem, com armários sob medida e mobiliário moderno. O ambiente é um dos espaços mais desfrutados pela família, que adora fazer churrasco e reunir os amigos. Praticidade é a palavra de ordem também nesse ambiente, bem-vestido com materiais nobres e fáceis de manter, caso da bancada da churrasqueira de granito preto São Gabriel, da ilha de quartzo branco e da mesa de MDF amadeirado e do piso de porcelanato.

Um ponto de destaque é a moldura de marcenaria que envolve a bancada e a churrasqueira. “Isso, na verdade, foi uma solução encontrada para disfarçar o dente na alvenaria, entregue pela construtora”, conta a arquiteta. Assim, ela optou pelo pórtico, fazendo uma espécie de enquadramento harmônico. Ao trabalhar com este material, a profissional aponta que ele consegue “vestir” os móveis, deixando uma sensação de limite. Dessa forma, o armário superior e a coifa ficam mais incluídos no projeto. Para completar a elegância do ambiente, um frontão de espelho foi aplicado na bancada, criando uma amplitude.

Na área do espaço gourmet, a arquiteta optou por uma ilha central que serve como apoio para o preparo do churrasco. Ao redor, uma mesa mais baixa acomoda quatro cadeiras. Do outro lado, a escolha foi utilizar dois bancos executados em marcenaria com assento e almofadas. “O ambiente trouxe um mobiliário leve e prático, adquirido na Tok&Stok e o pendente é da Andra, uma loja da Santa Efigênia com ótimo custo-benefício”, explica Isabella Nalon.

Nem mesmo a área lateral da varanda com churrasqueira foi desperdiçada. A arquiteta transformou num recanto acolhedor com bancos e poltronas de madeira que ficam em frente a sala de estar, além de uma prática mesinha lateral. “É o lugar perfeito para quem deseja ler um livro, ouvir música ou simplesmente relaxar”, finaliza.

Corredor lateral virou um delicioso cantinho de leitura e descanso| Fotos: Julia Herman

Isabella Nalon

Com uma carreira sólida e experiência proveniente de mais de 20 anos de trabalho, Isabella Nalon percorreu uma trajetória de muitos estudos e pesquisas na área de Decoração e Arquitetura. Sua experiência atuando como arquiteta na Prefeitura da cidade de Münster, na Alemanha (1997), ajudou a criar uma visão plural e ampla de diferentes culturas e públicos, o que se tornou um diferencial em seu percurso profissional. Em 1998, inaugurou seu escritório em São Paulo e se especializou em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de decoração de interiores. Frequentemente, tem projetos reconhecidos e publicados por renomados portais e revistas de arquitetura e decoração, consolidando o escritório na lista dos mais importantes da capital paulista.

Instagram: @isabellanalon
Site: www.isabellanalon.com.br
Tel.: (11) 94453-5500

Fonte: Da Redação/Assessoria/Isabella Nalon