Devido a quarentena, as pessoas estão passando mais tempo dentro de casa. Assim, fica difícil fugir daquele desejo de mudar os ambientes. Que tal deixar a sala mais convidativa ou o quarto mais confortável? Nem sempre o orçamento permite grandes alterações, mas com a consultoria online de profissionais essa vontade antiga, sempre adiada por falta de tempo ou dinheiro, pode ser realizada!

Consultoria online de decoração facilita pequenas mudanças nos ambientes/Foto: Pexels

Afinal, o que é uma consultoria online? “É a alternativa mais acessível e prática, principalmente durante a quarentena, de obter a ajuda de especialistas do segmento e mudar a sua decoração”, explica Mariana Rodrigues, designer de interiores à frente do escritório Arbore Design Interiores(@arboredesign.interiores). Mesmo à distância, por meio da internet, é possível viabilizar todas as transformações com o olhar atento de quem conhece.

Qualquer espaço pode receber essa mudança de ares. Desde o living até a área comum de um edifício ou empresa. Basta ter um lugar que os clientes sonham em dar uma repaginada sem o quebra-quebra das obras. Os objetivos também variam: trocar a paleta de cores, renovar o mobiliário ou simplesmente mudar a disposição, modificar o layout ou decorar a casa sem gastar muito, entre outros pontos.

Confira algumas dicas reunidas por Mariana para tornar realidade o processo no formato online:

1) Como funciona a consultoria online?

Tudo começa com uma conversa virtual com o cliente e o profissional escolhido para a elucidação das vontades e os objetivos buscados. Por meio de questionários e encontros promovidos pelos sistemas onlines disponíveis, o arquiteto ou designer de interiores consegue realizar uma pesquisa profunda a respeito do estilo de vida, personalidade, história e gostos desse cliente.

O próximo passo se configura na elaboração da proposta com o cálculo do valor do serviço com base nas informações essenciais sobre o cômodo que receberá a consultoria, fotos, medidas e expectativas fornecidas pelo morador. “Uma consultoria online de decoração possui um processo semelhante à execução do projeto presencial”, conta a designer de interiores da Arbore.

De acordo com os pedidos levantados, o contratante obterá uma série de documentos com o detalhamento do projeto: imagens 3D, desenhos bidimensionais esquemáticos e pesquisas de preço. “Nós da Arbore, por exemplo, além do orçamento, preparamos um book operacional com informações sobre o projeto, as fotos reais dos móveis propostos para o décor e os links das lojas. Assim, é só clicar, fazer a compra online e esperar chegar em casa”, afirma a profissional.

2) Tipos de consultoria online:

Para que o serviço esteja adequado às necessidades dos usuários, existem dois tipos principais de consultoria online oferecidas pelos especialistas. A primeira diz respeito às dicas de decoração para alterar ou acrescentar pequenos objetos, como almofadas, tapetes, vasos de plantas, quadros, ou trocar os móveis de lugar. “Nessa modalidade, após o cliente mandar as fotos do ambiente, o profissional deverá reaproveitar o conteúdo existente, mexendo apenas com os detalhes”, conta Mariana.

O segundo modelo disponível comporta um projeto de decoração mais complexo, porém sem grandes reformas. Nesse caso, a consultoria pode até envolver pintura de parede e renovação completa do mobiliário. Entretanto, é importante frisar que em nenhuma das situações há mudanças estruturais no imóvel ou a execução de obras, como a troca de um piso, por exemplo.

3) As vantagens da consultoria online:

Dentre as tantas vantagens em contratar essa operação, é possível enumerar algumas delas. Às vezes, tudo o que um ambiente precisa é receber mais atenção e um melhor planejamento do espaço.

O segundo ponto positivo está relacionado ao custo. Frequentemente, as pessoas têm vontade de repaginar a casa, mas o orçamento para a contratação do processo no formato original não permite. A consultoria online se mostra como a solução ideal, já que reduz consideravelmente os valores, mantendo a qualidade e o profissionalismo. Como o arquiteto ou o designer de interiores não precisarão se deslocar até a residência e nem fazer projetos extremamente detalhados, o valor é menor em relação ao convencional.

Outro destaque é a economia de tempo. As consultorias têm como um dos seus objetivos oferecer soluções rápidas que facilitam as decisões dos clientes. Além disso, os processos ficam tão explicados que eles só precisarão colocá-los em prática.

Por fim, com as opções de orçamentos em diferentes lojas e fornecedores realizados na pesquisa dos consultores, os usuários poderão se planejar com mais precisão. “Sendo possível organizar e executar os gastos com base nas necessidades da família ou da empresa”, conta Mariana Rodrigues.

4) Cuidados necessários:

A responsável pelo escritório Arbore Design Interiores ainda alerta sobre os cuidados na hora de contratar uma consultoria online. “Fique atento às informações repassadas pela empresa e busque escolher profissionais indicados ou com boas referências”, afirma.

É imprescindível que os consultores conversem com os clientes e alinhem as expectativas antes de traçarem o projeto e o orçamento. Dessa forma, ambos sairão satisfeitos com o trabalho realizado.

Arbore Design Interiores

A Arbore Design Interiores nasceu com a missão de pensar e criar projetos através dos cinco sentidos, construindo uma ponte entre os lares e seus habitantes. O estúdio trabalha com projetos e consultorias em interiores, além de ambientação de cenários, sob o olhar da designer de interiores Mariana Rodrigues. A profissional, que também transitou pelo universo das Belas Artes e da Arquitetura, é especialista em sustentabilidade e Mestre em Preservação de Espaços de Memória. Ela ainda é professora de design contemporâneo na pós-graduação em Design de Interiores na Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro.

Arbore Design Interiores

Humaitá – Rio de Janeiro
(21) 96917-1621
https://www.arboredesign.com.br/

Fonte: da Redação/Assessoria/Arbore Design Interiores