Ao projetar uma bancada de cozinha, escolher o revestimento correto é essencial. Por sua praticidade, resistência e durabilidade, cada vez mais o porcelanato aparece como uma solução, aliando beleza, versatilidade e muita sofisticação. “Toda a tecnologia em sua produção faz do material a escolha perfeita para criar bancadas.

Linha Nero Caressi, da Roca Cerâmica, reveste toda a bancada e parede

Para otimizar os projetos e a sua construção, na Roca Cerâmica ainda oferecemos peças de superformatos, garantindo uma bancada sem emendas”, diz Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerâmica, grande fabricante de porcelanatos e revestimentos cerâmicos, detentora das marcas Roca Cerâmica e Incepa.

Resistência, durabilidade e praticidade no cotidiano

Segundo Christie, o porcelanato é muito indicado para a execução de bancadas, tanto pela estética, como também por sua resistência. “Trata-se de um revestimento de baixa absorção de água, quase não risca e proporciona facilidade para limpeza”, aponta. Na bancada de cozinha, ainda é vantajoso por aguentar variação de temperatura – podendo receber sobre si até mesmo panelas quentes e grandes impactos, sendo resistente inclusive em queda de objetos.

Pensando na durabilidade, a pouca porosidade do porcelanato evita aquelas manchas que acontecem tão facilmente em outros materiais e dispensa a manutenção que as pedras naturais demandam. “Diariamente, a limpeza deve ser feita apenas com um pano úmido e, no caso de respingos ou sujeiras mais pesadas, pode-se optar pelo detergente neutro ou saponáceos cremosos”, diz Christie.

Versatilidade nos projetos

Além de suas características técnicas, o porcelanato oferece uma versatilidade incrível para a execução das mais diferentes propostas de projetos. “Em nosso portfólio contamos com uma enorme variedade de acabamentos e texturas, reproduzindo com perfeição pedras naturais, como mármores, e até mesmo o concreto”, afirma a gerente de marketing da Roca Brasil Cerâmica.

Além de poder levar a estética do material desejado para a bancada, o porcelanato, por ser o mesmo revestimento que se aplica em pisos e paredes, garante projetos com um visual clean e integrado ao possibilitar que o mesmo revestimento esteja incluído em todo o ambiente. “É possível brincar com uma textura ou volumetria na parede, por exemplo, e optar pela versão lisa da mesma linha na bancada”, opina Christie.

Linha Athos, Mármore Paraná e Concrete, todas da Roca Cerâmica

Alguns exemplos são as linhas Athos, inspirada nos mármores clássicos da região de Carrara, na Itália, com seus veios escuros e marcantes que percorrem toda a placa; linha Mármore Paraná, que traz a beleza da pedra brasileira, com veios dourados e cinzas sobre fundo off-white; ou linha Concrete, que ressignifica o concreto aparente, textura cada vez mais valorizada na arquitetura.

Superformatos

Para garantir um visual mais limpo e possibilitar a criação de bancadas de cozinha sem emendas, a Roca Cerâmica apresenta linhas produzidas nacionalmente em superformatos – são peças de 100 x 200 cm ou 120 x 250 cm, com apenas 7 mm de espessura. “O tamanho das lâminas permite realizar um projeto de bancada revestida por uma única peça, garantindo a mesma uniformidade que se tem com bancadas revestidas em mármores, por exemplo”, explica Christie. É o caso da linha Nero Caressi, de fundo negro e veios brancos, que na imagem compôs a bancada e parede da cozinha.

Linhas Roca Stone aplicadas na bancada: Carrara, Concrete e Marselha Bianco

Importada, por sua vez, as peças da Roca Stone podem chegar a 150 x 300 cm e 6 mm de espessura, combinando leveza, desempenho técnico e muito design. Por serem extremamente finas, facilitam o transporte e manuseio e proporcionam agilidade nos processos de aplicação, quando se comparadas com as pedras naturais. Com acabamentos e texturas diversas, suas linhas se mostram como uma ótima solução para conceber bancadas – sua resistência à variação de temperatura, por exemplo, permite ainda que seja aplicada como bancada para forno de indução.

Roca Brasil Cerâmica

www.rocaceramica.com.br
www.incepa.com.br

Showroom Roca Brasil Cerâmica

Av. Padre Natal Pigato, 974
Vila Delurdes, Campo Largo
tel. (41) 3391-1430

Fonte: Da Redação/Assessoria/Roca Brasil Cerâmica