Muita tecnologia, inovação e sustentabilidade marcam os 55 lançamentos da Roca Cerâmica para a Expo Revestir 2020, apresentados em um estande de 369 m². Com um DNA vanguardista, a marca – pertencente à Roca Brasil Cerâmica – investiu em diversos maquinários, que permitem, por exemplo, a criação de formatos com 2,5 m de comprimento e espessuras mais finas de 7mm, a menor do mercado nacional.

“Somos a única empresa brasileira capaz de fabricar esses revestimentos nacionalmente”, expressa Bruno Borer, managing director da Roca Brasil Cerâmica. A empresa também investiu em novas tintas, que detém com exclusividade pelos próximos seis meses: são tons de amarelo e vermelho, que permitem a criação de toda uma gama de produtos para a composição de cores na impressão HD.

“Inovamos sempre. Com tecnologia de ponta e antenados com as tendências mundiais, apresentamos um portfólio completo, com linhas para todas as necessidades do lar”, reforça Christie Schulka, marketing manager da Roca Cerâmica.

Abaixo, confira as 5 principais tendências apresentadas pela Roca Cerâmica:

1: Formatos gigantes

Os grandes formatos são tendências consolidadas no mercado. Lançando um olhar inteligente e sustentável sobre esse tópico, a Roca Cerâmica apresenta dois novos formatos: são lâminas de 1 x 2 m e lastras de 1,2 x 2,5 m, ambos com apenas 7 mm de espessura. Hoje, a Roca Cerâmica é a única a fabricar nacionalmente porcelanatos com esses formatos.

Desenvolvidas para facilitar o transporte e aplicação, as lâminas de 1 x 2 m possuem formato inteligente – sua altura permite que as peças sejam transportadas por elevador, evitando o içamento das mesmas. Com a tecnologia Continua+, que a Roca Brasil Cerâmica é a única na América Latina a possuir, os maxiformatos podem ser desenvolvidos com apenas 7 mm, tornando-se leves e fáceis de aplicar.

A exemplo das lâminas está a linha Statuário (1 x 2 m), disponível no acabamento Micro Crystal ou Soft Touch, de toque aveludado. A linha Full Concrete (1 x 2 m), por sua vez, é bastante urbana. Evocando com perfeição a estética do concreto, é encontrada com acabamento Matte ou Micro Crystal.

Linha Statuário, Linha Palace e Linha Full Concrete

Ainda maiores, as lastras de 1,2 x 2,5 m se igualam ao tamanho do pé direito padrão. Assim, garantem uma aplicação elegante e que evita cortes, diminuindo os resíduos comumente gerados em uma obra. Bom exemplo é a linha Nero, inspirada no mármore Nero Caressi. Com fundo negro e veios brancos, é apresentada na versão polida, com acabamento Micro Crystal ou Matte. A linha Palace (120 x 250 cm), por sua vez, brinca com recortes e composições de diversas pedras. São quatro padrões geométricos, que se combinam de forma a remeter aos palácios.

Linha Nero Caressi

2: Verde e Terracota

Tons apontados como tendência e muito vistos na Cersaie, os revestimentos verdes ou avermelhados chegam com força nos lançamentos da Roca Cerâmica. A produção das tonalidades foi possível pela aquisição de novas cores para o maquinário de Impressão HD. Hoje, a Roca Brasil Cerâmica tem exclusividade sobre as tintas amarela e vermelha, que, combinadas, criam uma infinidade de tons.

Alinhada com essa tendência, a linha Cotto (1,20 x 1,20 m) – nas cores Rosso (avermelhada) e Moss (esverdeada) – se aproxima da artesanal terracota – técnica ancestral que, em italiano, significa terra cozida. A cor característica foi preservada, com todas as nuances e variações de desenho. De um vermelho intenso, a linha Fire (1,20 x 2,50 m), por sua vez, evoca o aço corten e sua estética desgastada pela ação do tempo.

Linha Cotto e linha Fire

Aproximando-se do verde, a Roca Cerâmica aposta em marmorizados como a linha Topázio (120 x 250 e 120 x 120 cm), inspirado no mármore Verde Rajastan, e linha Alpi (120 x 250 cm). A naturalidade da rocha é reforçada pelo amplo formato das placas, que podem ser postas com juntas quase imperceptíveis, de 1 mm. O verde também é visto em forma de estampa, trazendo o conceito de biofilia para os revestimentos. É o caso da linha Selva (20 x 20 cm), capaz de levar a natureza para as paredes da casa.

Linha Topázio, linha Alpi e linha Selva

3: Metalizados

Os tons metalizados voltaram para o radar de todos os apaixonados por revestimentos. Além de trazer protagonismo para as peças, que ganham uma roupagem sofisticada, a Roca Cerâmica investiu em uma granilha metálica, resistente às ações do tempo. Com isso, suas linhas metalizadas podem ser aplicadas tanto em área interna, quanto externa.

Linha Cubic, linha Luthier e linha Brick Metallic

É o caso da linha Cubic (30 x 60 cm), que ainda traz o relevo 3D para o revestimento, remetendo a um diamante lapidado. A linha Luthier (30 x 30 cm) também aposta no acabamento metalizado, trazendo linhas paralelas que são marca registrada do estilo Art Déco. E para os amantes do formato english brick, a linha Brick Metallic (7,5 x 30 cm) é arrojada e inovadora. As cores Cobre e Iron são resultantes da tecnologia empregada no processo de fabricação.

4: Handmade

Acabamentos artesanais estão em alta – tanto por seu charme, como pela forma mais humana e emotiva que podem levar para os lares. São linhas que buscam todo um lado artístico, com as imperfeições dos trabalhos manuais. Nessa toada, a Roca Cerâmica apresenta a linha Olaria (15 x 15 cm), que evocam sutileza e bem-estar. A paleta de cores levemente destonalizada e bordas irregulares são valorizadas pelo efeito maiólica, conferindo um vitrificado irregular característico dos azulejos feitos a mão. Peças decoradas com arabescos em alto relevo, também em candy colors, complementam a série.

Linha Olaria, linha Maiólica e linha Quilt

A linha Maiólica (20 x 20 cm), por sua vez, revisita o aspecto artesanal da técnica italiana em que as cerâmicas eram decoradas e queimadas manualmente. Cores marcantes e estampas clássicas da época, traços de desgaste natural e nuances destonalizadas reforçam o caráter lúdico da coleção. Inspirando-se no patchwork, a linha Quilt (20 x 20 cm) traz uma composição sóbria de tramas têxteis envelhecidas pelo tempo. A sua versatilidade permite o uso em espaços de diversos estilos.

5: Relevos para parede

Revestimentos podem tornar a parede protagonista de um ambiente – especialmente quando se lança mão de peças tridimensionais. Nesse ano, a Roca Cerâmica aposta em relevos expressivos, com até 30 mm, criando linhas impactantes e diferenciadas – como a linha Block (15 x 15 cm), com peças que parecem saltar das paredes. É apresentada tanto em tons neutros – como o preto e o branco – quanto em metalizados. Mais delicada, a linha Square (11 x 11 cm) traz diferentes espessuras em suas peças. Com design contemporâneo, a linha ressalta os tons pastel – tendência na decoração – que garantem comodidade, equilíbrio e leveza ao espaço.

Linha Block e linha Plier

Com um efeito tridimensional com centro deslocado, a linha Plier (30 x 90 cm) tem encaixe perfeito – quando paginada lado a lado, resulta em painéis de efeito único.

Roca Brasil Cerâmica

www.rocaceramica.com.br
Showroom: Av. Brasil, 2188, São Paulo
tel. (11) 3061-5266

Fonte: Da Redação/Assessoria/Roca Brasil Cerâmica