É seguro dizer que a cozinha é o núcleo de um apartamento. É onde a família se reúne para comer, cozinhar e onde todas as colheitas do jardim são introduzidas no processo de preservação de alimentos, para não mencionar toda a preparação da refeição.

Nunca é demais enfatizar a importância de ter uma cozinha residencial ultra eficiente e funcional com o máximo de área para cozinhar possível e, quando a tiver, você se perguntará o que faria sem ela.

A seguir, confira algumas dicas de como deixar este espaço mais funcional para você.

Pense no que você precisa da sua cozinha familiar

É possível que você esteja fazendo qualquer coisa, desde cozinhar e assar, enlatar e conservar, até mesmo experimentar com alimentos.

Considere também o que você estará fazendo lá: pense em seus objetivos de longo prazo sobre como usará a cozinha do seu apartamento. Você vai enlatar suas colheitas de jardim? Desidratando? Fermentando?

Nesse caso, você precisará de muito espaço no balcão. Não que você vá fazer tudo ao mesmo tempo, mas há etapas para essas tarefas que precisarão de mais do que apenas alguns centímetros quadrados de espaço para trabalhar.

Outra consideração se você for aumentar o armazenamento de alimentos por meio da preservação de alimentos é o espaço do armário. Se você tiver uma despensa, isso pode funcionar, mas você precisará de mais espaço para armazenar todos os seus lindos potes de comida.

Você trabalhará com ervas? Isso pode incluir o cultivo de ervas culinárias em um peitoril de janela, secá-las para medicamentos fitoterápicos ou simplesmente para usar em sua cozinha planejada.

Há muitas outras coisas a serem consideradas, mas essas são apenas algumas das tarefas mais comuns que podem ser realizadas na sua cozinha.

Sobre o espaço da bancada

Balcões de granito são fáceis de serem mantidos limpos e bonitos. Se precisar, pode cortar alimentos direto no balcão sem danificá-lo.

Embora não seja recomendado que isso seja feito com frequência, trata-se de uma opção que facilita o fluxo de trabalho, eliminando a necessidade de procurar uma tábua de cortar com as mãos sujas.

Muitas cozinhas caseiras contemporâneas elevam materiais naturais como madeira, granito e mármore para criar uma sensação mais aconchegante e quente.

Este é sem dúvida o mais próximo de todos os conceitos do cerne de uma cozinha em uma herdade também, uma vez que em casas rurais a cozinha acaba por envolver a combinação de elementos inspirados ou diretamente da natureza.

Economia de espaço

Manter os utensílios limpos e prontos para funcionar a qualquer hora do dia é um desafio, mas usar ideias como a mostrada abaixo é uma ótima maneira de economizar tempo e também espaço no balcão.

Estamos a falar da ideia de maximizar o armazenamento usando os seus grandes espaços de parede para criar aquela aparência rústica e tradicional, bem como tornar sua cozinha muito mais funcional.

Se não tiver muito espaço extra na parede, a fim de manter as coisas fora do balcão, use o espaço no armário e designe esse espaço para aparelhos e ferramentas específicas que sejam usados com frequência.

Se por acaso você tiver muito espaço na parede, isso pode funcionar a seu favor para coisas como guardar potes e panelas, enlatados e até mesmo utensílios de cozinha.

Repense os assentos de cozinha

Como o “coração da casa”, o calor e os cheiros atraentes da cozinha costumam atrair uma multidão. Uma grande ilha com banquetas oferece aos seus convidados um ótimo lugar para sentar e fazer companhia enquanto você dá os últimos retoques na refeição do feriado!

Armários de vidro para facilidade de uso

Enquanto você está ocupado preparando o jantar entre amigos, deixe seus convidados pegarem o que precisam sem você. Os armários com frente de vidro facilitam encontrar qual armário tem as xícaras de café e qual armário tem os copos altos.

Não apenas os armários de cozinha com frente de vidro são convenientes; eles também podem iluminar um espaço com suas propriedades reflexivas ou luzes internas do gabinete.

Crie estações de trabalho

Ao projetar sua cozinha, é importante considerar como você a usa e, em seguida, crie estações de trabalho para maximizar a função e o espaço de acordo.

Por exemplo, sua “zona de cozimento” deve estar localizada perto do forno e da despensa e deve fornecer armazenamento para tudo o que você precisa para assar.

Adicione um espaço para eletrodomésticos grandes como sua batedeira, gavetas profundas para armazenar grandes tigelas e frigideiras e uma divisória de bandeja para organizar suas assadeiras.

Sua “zona de preparação” deve ficar perto da pia e do lixo e deve incluir armazenamento para suas facas, coadores, temperos, etc. Adicione um rolo de lixo para esconder a lata de lixo e uma prateleira de temperos para organizar seus temperos.

Você bebe café? Então, uma cafeteria seria uma ótima estação de trabalho a se considerar.

Não se esqueça do “triângulo de trabalho”

O triângulo de trabalho da cozinha tem sido o padrão pelo qual medimos bom design e funcionalidade. Ele conecta o cooktop, a geladeira e a pia.

Nenhum padrão importante de tráfego deve fluir através do triângulo. Alguns designers acham que o layout triangular perdeu popularidade nos últimos anos porque nem sempre funciona com todas as cozinhas e desejam descartar o “triângulo de trabalho” perfeito na sua cozinha planejada.

Acreditamos que o conceito deve ser utilizado como uma diretriz geral para criar certa proximidade e distância entre as três principais estações de trabalho da cozinha: pia, geladeira e fogão.

Todo mundo tem preferências pessoais para o que funciona melhor, então considere este um guia em vez de um livro de regras.

Relações espaciais

A cozinha com várias zonas deve ter dois pontos de acesso, para que ninguém fique preso ou bloqueado para fora do recinto. Uma grande ilha de cozinha é uma solução fantástica para isso, com espaço para fluir pela sala sem becos sem saída complicados.

O ideal é que a refrigeração e o armazenamento de produtos secos sejam localizados próximo ao ponto de entrada da cozinha. A área de cozimento deve estar localizada em direção à área de refeições e a pia fica melhor posicionada entre essas duas funções.

Os centros de cozimento devem ser dispostos em torno do fogão, fogão e fornos de parede. Coloque potes e panelas, assadeiras e utensílios nas proximidades dos fornos.

Se possível, coloque fornos de parede com uma bancada livre imediatamente ao lado deles para que você possa colocar os alimentos quentes imediatamente. Coloque temperos, tábuas de pão e pegadores de panela em gavetas e armários próximos.

Idealmente, o espaço de preparação e limpeza fica ao redor da pia. Com tantas atividades girando em torno da pia, faz sentido maximizar o espaço ao redor para permitir o acesso pela direita, esquerda ou até mesmo por cima da pia.

É melhor manter as áreas de preparação longe de outros itens, pois você sempre levará tigelas, pratos e utensílios de lá. Este é um dos motivos pelos quais as ilhas de cozinha se tornaram tão populares – elas fornecem superfícies amplas e bem iluminadas para realizar uma variedade de tarefas.

A vista da pia é outro aspecto importante a se considerar – pense se você prefere olhar para fora através de uma janela ou, ao contrário, para a casa, normalmente em direção à sala de estar com visibilidade de televisão.

Normalmente, você verá a configuração anterior em cozinhas mais antigas e a última em cozinhas mais atuais à medida que as casas se tornam mais abertas.

Além disso, eles são um ótimo lugar para exibir itens decorativos sazonais para tornar sua cozinha mais festiva!

Fonte: Da Redação/Assessoria