Caixotes de madeira são elementos muito práticos na decoração. Podem ser usados em diversas funções, em variados cômodos da casa e em estilos diferentes. Entre os usos mais comuns estão jardineiras e nichos, que são muito fáceis de fazer.

Caixotes estilo feira usados como nichos para escritório

Para poder extrair o máximo de beleza e durabilidade desses elementos, é preciso adotar alguns procedimentos. Veja abaixo o passo a passo para ter em casa jardineiras e nichos de madeira com várias opções de estilo.

Material

• Caixote de madeira (pode ser adquirido em feiras, mercados ou lojas especializadas)
• Stain preservativo Osmocolor
• Trincha de cerdas macias
• Lixa
• Pano seco
• Manta abrasiva
• Luvas, óculos de proteção, máscara e avental ou roupa de proteção

Passo 1: Limpeza e lixamento

Confira a estabilidade da caixa de madeira. Se necessário, use alguns pregos para fixar melhor a madeira. Não utilize caixas com mofo / molhadas.

Use o pano seco para remover toda a sujeira da superfície.

Lixe a superfície da madeira no sentido de seus veios para deixá-la sem farpas. Limpe todo o pó da superfície após o lixamento.

Passo 2: Primeira demão

Misture bem o stain preservativo antes e durante sua aplicação. Com uma trincha de cerdas macias, escorra o excesso do produto na própria embalagem para evitar respingos. Aplique a primeira demão com a trincha no sentido dos veios da madeira, de maneira uniforme e sem carregar demais na quantidade de produto.

Passo 3: Secagem e acabamento fino

Aguarde a secagem entre as demãos com o intervalo entre 12h e 24h. Para obter um acabamento fino, utilize sempre que necessário a manta abrasiva (somente na primeira demão). Ela serve para regularizar a superfície e remover pequenas farpas de madeira. Remova todo o pó da superfície com trincha ou pano secos.

Passo 4: Demais demãos

Aplique as demais demãos de Osmocolor de acordo com as instruções de uso de cada tipo de produto, sempre no sentido dos veios da madeira. Não aplicar sobre demão úmida.

Passo 5: Finalização

Para nichos: para instalar os nichos, use furadeira e parafusos ou fita aderente (neste último caso, apenas se não for colocar muito peso nos nichos). Você pode utilizar vários nichos um ao lado do outro, formando um desenho geométrico para a decoração.

Para jardineiras: utilize um forro com saco/plástico de jardinagem para colocar a terra e/ou os vasos.

Dica para cores e estilo

Ao utilizar o stain preservativo, você pode escolher entre várias opções de acabamento, do transparente a cores de madeiras conhecidas, como canela, cedro e ipê, e ainda tem a possibilidade de mistura entre as cores.

Atenção

Use os equipamentos de segurança
Siga cuidadosamente as orientações do rótulo
Caso seja necessário, solicite o Boletim Técnico e Fispq no Fale Conosco da Montana Química

Saiba mais: http://bit.ly/2HUnHYb

Montana Química

A Montana Química construiu a reputação de especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira no mercado graças ao seu principal valor, presente no coração da empresa desde 1953: preservar para o futuro. A multinacional investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, parque industrial e capacitação do seu capital humano para desenvolver produtos e serviços de alta qualidade. A Montana possui duas unidades de negócios: industrial, que abrange a linha de preservação e produtos de alto desempenho para madeira, e varejo, que abrange a linha de acabamentos e complementos.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Monta Quimíca