Dentro dos projetos de interiores, existe alguns móveis que são curingas para trazer funcionalidade para o dia a dia e ainda contribuir para a decoração do espaço. As mesas de apoio são um bom exemplo disso. “Para compor os ambientes de estar, classificamos as mesas em três tipos: mesa de centro, lateral e de apoio”, aponta Gisele Leal, proprietária da Sierra Móveis Gabriel.

Mesa de centro Legado (retangular) e mesa de centro Paolo (circular), da coleção Legado

Os modelos se diferem por seu tamanho, estilo e funcionalidade. Sabendo de sua importante função, a Sierra Móveis Gabriel – loja de mobiliário de luxo brasileiro – traz dicas para quem quer apostar nas peças para as salas de estar. Confira!

Mesa de centro

 

Este modelo é bastante utilizado em salas de estar com layout tradicional e é perfeito para apoiar itens decoração, controle e copos. Vale ressaltar que a peça só é indicada para cômodos maiores, em que a mesa não atrapalhe a circulação das pessoas pelo ambiente. Além de funcional, a mesa de centro pode trazer personalidade para os espaços – como a mesa Diedro, da Sierra Gabriel.

Antes de escolher o modelo certo para a sua sala, é necessário levar em conta algumas regrinhas quanto ao tamanho: “A largura da mesa deve ter de 1/3 a 2/3 em relação ao sofá. Já a altura deve respeitar o alinhamento com o assento, ou ser mais baixa, assim não prejudica a visão de quem está sentado”, revela Gisele Leal. Ela também lembra que é preciso deixar pelo menos 60 cm ao redor de toda a mesa, garantindo uma passagem fluida pelo ambiente.

Mesa lateral

Muito utilizada ao lado do sofá, é o modelo perfeito para servir de apoio para luminárias de mesa, que garantem um visual mais intimista. Existem modelos mais estreitos, que não atravancam a passagem do ambiente, e por isso, é bem-vinda em salas menores. Bom exemplo é a mesa lateral Santino, lançamento da Sierra Gabriel.

Para este modelo, a regra de tamanho leva em conta o braço do sofá, permitindo o alcance das peças quando os moradores estão sentados. Uma dica é apostar em mesas laterais que se sobrepõem, criando uma brincadeira entre as alturas e tamanhos, e aumentando a área de apoio.

Mesa de apoio

Este modelo – que se assemelha muito a peça lateral – não se difere pela aparência, mas sim pela função. A mesa de apoio fica solta no ambiente, podendo ser movimentada com facilidade conforme as diferentes necessidades. “Existem modelos com regulagem de altura, o que torna possível transformar em um apoio para o notebook ao lado do sofá, por exemplo”, revela Gisele. A Sierra Gabriel apresenta modelos para todas as necessidades – como a mesa de apoio Pierre, que pode ser utilizada em áreas externas.

Escolha de materiais e acabamentos

Antes de tudo, a escolha deve ter a ver com o estilo escolhido para o ambiente, já que existem inúmeros tipos de materiais e acabamentos que se adequam a diferentes decorações. Além disso, o material também deve ser escolhido seguindo o uso do móvel. “Se a ideia é colocar plantas, ou copos, prefira materiais resistentes, como vidro e laminado, que não danificam nem mancham com água. Materiais naturais como madeira conferem aconchego, enquanto o mármore traz sofisticação”, finaliza Gisele.

Sierra Móveis Gabriel

Desde 2019, a tradicional boutique de mobiliário brasileiro se firma na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, ponto de encontro de arquitetos, decoradores e apaixonados por design. Fundada em 1990, a Sierra Móveis é reconhecida como um dos maiores fabricantes brasileiros e referência mundial em qualidade e conforto, oferecendo mais de 5 mil peças de mobiliário de decoração. Desenvolvidas em um parque fabril com mais de 80 mil m², as peças são feitas a partir de madeira 100% maciça extraída de reflorestamento sustentável, trabalhadas com as mais avançadas tecnologias, aliadas a acabamentos artesanais e manuais, garantindo a excelência e exclusividade no design que constrói a história de sucesso da marca.

Sierra Móveis Gabriel

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 837
Jardim América, São Paulo – (11) 3062-3826
contato@sierragabriel.com.br
@sierragabrielsp

Fonte: Da Redação/Assessoria/Sierra Móveis