As penteadeiras voltaram com tudo na arquitetura de interiores. Ter um espaço dedicado para os cuidados com a pele, cabelo e maquiagem tem sido um pedido bastante recorrente nos briefings para a execução dos projetos. Quem compartilha essa percepção é a arquiteta Roberta Iervolino Giglio, à frente da Figa Arquitetura, que tem realizado o sonho a penteadeira, mesmo quando o cômodo escolhido não dispõe de um espaço mais amplo. “É de fato muito prazeroso ter um cantinho concebido especialmente para dispor os seus itens de skincare, maquiagem e acessórios, bem como ter todas as condições para sentar e estabelecer o seu momento”, diz Roberta.

No closet, a arquiteta Roberta Iervolino Giglio investiu em um gaveteiro com tampo de vidro, permitindo que a moradora visualize os itens armazenados. Junto com espelho, a arandela garante a iluminação frontal ao espaço e, para completar, a cadeira em acrílico transparente confere leveza ao espaço | Foto: Thiago Travesso

Posicionada na área íntima, a penteadeira pode estar presente no dormitório, closet ou banheiro. Além da metragem disponível para a marcenaria, sua concepção envolve detalhes elaborados de acordo com a personalidade e a demanda da cliente. Móvel com gavetas divisórias que promovem a organização, um espelho grande e na altura certa, e uma boa iluminação são os pontos avaliados.

Passo a passo da penteadeira:

Na lateral do quarto, a decisão por um móvel estreito contribuiu para não interferir na circulação e o acesso à cama e janela. Para não ocupar espaço, o pufe pode ser facilmente colocado embaixo da peça | Foto: Thiago Travesso

Quando o assunto é tamanho da penteadeira, a prerrogativa é projetar a peça com altura de 75cm e profundidade máxima de 40cm. “É muito importante seguirmos essas dimensões, pois uma distância maior do espelho resulta em dificuldades para se maquiar. É muito desconfortável ter que se inclinar para conseguir fazer o que se deseja”, explica Roberta.

Nas gavetas, as colmeias organizadoras, que podem ser de acrílico ou realizadas na própria marcenaria, colaboram em vários aspectos. Ajudando a encontrar rapidamente o produto que se deseja, a inclusão desses acessórios também deixa tudo no lugar e na posição correta. “Gosto também de orientar nossas clientes com uma dica bastante valiosa: anotar as datas de vencimento no próprio frasco. Assim não corremos o risco de usar produto fora da data de validade, que foi esquecido na gaveta e guardado fora da caixa original”.

Por fim, a iluminação que acompanha o espelho deve ser avaliada para não criar sombras e prejudicar a visão na hora de produzir a maquiagem. Para tanto, Roberta recomenda que a luz deve ser frontal, para iluminar bem o rosto, e a lâmpada deve ser branco cálido ou morno (abaixo de 3.000K) – modelo que mais se assemelha à iluminação natural.

No canto do quarto, o espelho ocupa a parede inteira, auxiliando na hora da maquiagem e trazendo amplitude para o ambiente. Com a penteadeira suspensa, a banqueta é disposta na parte inferior | Foto: Thiago Travesso

FIGA Arquitetura

Inicialmente, o escritório surgiu com o nome Zai Arquitetura, traçando um caminho de sucesso por 10 anos, em parceria com a arquiteta Denise Zaborowsky Floh. Agora, sob o comando solo da arquiteta Roberta Iervolino Giglio, ele foi batizado de Figa Arquitetura, que representa um amuleto, um talismã de sorte e proteção, assim como acreditamos que a casa da gente deve ser! Para assinar o portfólio eclético com dezenas de projetos residenciais e comerciais, Roberta conta com uma equipe multidisciplinar, responsável pelos vários serviços oferecidos, da escolha do terreno ou da avaliação do imóvel, passando pelo desenvolvimento minucioso do projeto, acompanhamento da obra até chegar na decoração.

Materiais naturais, recursos inusitados e muita brasilidade são alguns dos ingredientes encontrados nos trabalhos dentro e fora de São Paulo. Roberta e sua equipe ainda trazem na bagagem experiência com alta marcenaria, feita sob medida e cheia de refinamento, resultando em ambientes completamente autorais e únicos. Tamanho equilíbrio resulta numa arquitetura contemporânea e atemporal, que está sempre atual.

(11) 2371-8135

www.figaarquitetura.com.br

@figaarquitetura

Fonte: Da Redação/Assessoria/Figa Arquitetura