Até o dia 2 de maio, o Parque Villa Lobos recebe a 6ª edição da Mostra Jovens Designers, com entrada gratuita, a exposição tem como intuito estimular a formação de novos talentos, difundir a cultura do design e contribuir para o desenvolvimento criativo. Os visitantes irão conhecer de perto o trabalho dos futuros designers brasileiros e acompanhar suas ideias e inspirações. Em 2018, a edição contará com projetos nas áreas de produto, gráfico e moda.

Realizada pela Origem Produções, com patrocínio da Braskem, via Programa de Ação Cultural (ProAC) e apoio da Tok&Stok, a 6ª edição da Mostra Jovens Designers tem curadoria do designer Auresnede Pires Stephan (Eddy). “Esta edição reflete as transformações que o segmento da criação industrial vem sofrendo nos últimos anos. De um lado, a forte inserção dos recursos digitais nas áreas do design gráfico e, por outro, o resgate dos conceitos artesanais, das produções customizadas e a preocupação ambiental”, conta Eddy.

Tradução da identidade de um povo e da sua época, o Design é fundamental para a evolução da nação, como revela a diretora da Origem Produções, Marici Vila. “A mostra destaca de Norte a Sul, produtos que revelam as particularidades de cada região e que trazem uma grande carga de identidade local, fazendo disso um grande diferencial na nossa produção”.

Os 88 universitários selecionados integram 55 projetos que vieram de 34 universidades de todo o país. Alguns já foram premiados por outras iniciativas, como Prêmio Salão Design, Talento Design Volkswagen, Inovação Fly Your (Airbus), Talentos Ceusa, Prêmio Tok&Stok, Prêmio ABRE e Desafio de Design Odebrecht Braskem.

Confira os projetos que serão expostos em Milão de 17 a 22 de abril no Salone Satelite

Nona – Bantrona de balanço

Autora: Tatiemi Iwamoto Orientador: Alberto Ireneu Puppi – Universidade Federal do Paraná

A Nona nasce da combinação de três móveis tradicionais: poltrona, cadeira debalanço e banco. É única por apresentar traços marcantes dos três mobiliários, porém não se afirmando como nenhum deles, sendo somente ela, uma bantrona de balanço.

Mesa Passa-vareta

Autor: Daniel Esteban Pereira Lopes Fidelis Orientador: Prof. Dr. Cláudio Roberto y Goya – Universidade Estadual Paulista

O projeto tem como objetivo oferecer os benefícios de um móvel desmontável, leve e prático. Por meio de uma estrutura estável e superfície funcional, a mesa busca reduzir a quantidade meterias e processos envolvidos em sua produção.

Banco Fragata

Autor: Dimitrih Correa – Universidade Federal do Rio de Janeiro

O banco Fragata traz como inovação, um sistema simples e independente de regulagem da altura do apoio de pés. Inspirado nas cordas das embarcações possibilita maior conforto a usuários de diferentes estaturas.

Cadeira Grouse

Autor: Alberto Miguel da Silva Orientador: Stefan von der Heyde Fernandes – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Grouse é uma cadeira leve e versátil para o ambiente doméstico que acomoda o usuário em diferente posturas. Grouse pode ser desmontada manualmente, o que facilita sua limpeza e personalização. *Prêmio Tok&Stok*

Banco Itararé

Autores: Tarcio Borgo e Maire Ramazzina – PUC – Rio de Janeiro

O banco Itararé mistura a madeira e o concreto como objetivo de mesclar resistência e beleza em mesmo um produto, gerando um objeto resistente as intempéries do ambiente externo sem perder sua delicadeza. Apesar dos materiais adotados, sua aparência é leve e descontraída, diferente da maioria dos outros bancos de concreto de área externa, que normalmente são pesados e brutos. Nossa maior preocupação foi proporcionar conforto e utilidade para o usuário, podendo usá-lo como mesinha, banco, apoio para jarros de plantas ou até mesmo dar uma ajudinha para regar alguma plantinha mais no alto. The Itararé bench mixes the wood and concrete

Luminária Arco

Autora: Fernanda Couto Anjos Orientador: Marcelo Massaharu PUC – Rio de Janeiro

A luminária ARCO tem como objetivo possibilitar que o usuário possa definir sua forma e direção da luz. A ideia é permitir uma maior interação usuário- objeto; valorizando a experiência com o produto na medida em que a luminária tem uma flexibilidade de uso, tanto em sua forma, quanto em sua função. Assim, o objeto pode ser manipulado para ser pendurado na parede ou colocado sobre mesas. O protótipo da luminária foi construído a partir de 1 módulo que é repetido 4 vezes, fechando um círculo. Cada módulo é conectado através de imãs, que permitem que cada parte seja movimentada e desconectada conforme a necessidade.

Serviço

6ª Mostra Jovens Designers

Visitação: até 2 de maio

Ingressos: Entrada gratuita

Local: Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1025, Pinheiros – São Paulo

Informações: (11) 2683-6302

Visitas monitoradas pela exposição, abertas ao público, com agendamento prévio.

Fonte: da Redação/Assessoria