O Studio AG Arquitetura mostra projeto realizado para no Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo. O projeto surgiu da reforma de um ambiente de trabalho com pouca iluminação, onde tínhamos como desafio trazer luz e leveza para aquele local.

A organização espacial muito bem marcada pelo eixo central – salas multiuso e secretárias – e circulações adjacentes, distribui radialmente os ambientes de trabalho.

A necessidade de alocar as secretárias no centro do conjunto, impôs que pensássemos em um elemento que não fragmentasse o espaço. Propusemos uma grande estante metálica vazada, onde inserimos pontualmente nichos de madeira para arquivo e floreiras, aquecendo e humanizando o ambiente de trabalho.

Para evitar um corredor estreito e monótono, recuamos as duas salas vizinhas à reunião, descomprimindo e desobstruindo a circulação, dando importância a esse volume sobressalente de vidro.

Ainda no eixo central temos duas salas multiuso que foram pensadas como invólucros de vidro. No entanto, havia necessidade de filtrar a visibilidade desses ambientes. Sendo assim trouxemos a mesma linguagem do metal, através de chapas metálicas perfuradas, para criar uma segunda pele para esses volumes.

O uso de divisórias de vidro, metal, madeira, forro acústico, luminárias de led, piso vinílico e películas UV para os vidros das fachadas, foram os materiais pensados para compor um ambiente fluido e amplo, dando um ar contemporâneo ao projeto.

Fotos: Daniel Ducci

Projeto de Arquitetura e Interiores: Studio AG Arquitetura

Projeto de Iluminação: Studio AG Arquitetura

Engenharia: Base Engenharia Civil

Projeto Instalações: Denise Lameza

Principais fornecedores: Tarkett Fademac (piso vinílico), Itaim Iluminação (luminárias), Zeta Office (mobiliário), JCS (marcenaria), Inovar (esquadrias alumínio).

Local do projeto: Centro, São Paulo – SP

Área total: 345m²

Metragem de cada ambiente:

Escritórios open space  – 78m²

2 Salas diretoria – 24m² cada

Recepção – 21m²

4 salas multiuso de 9m² cada

Sala reunião – 25m²

Secretarias – 15m²

copa – 15m²

central de atendimento – 18m²

banheiros e vestiário – 20m²

Fonte: Da Redação/Assessoria