Uma tendência que está em alta nas decorações de banheiros é o uso da composição das cores preta, marrom e cinza. E apesar de se tratar de tons fortes, eles também são considerados neutros, e possibilitam ao ambiente um ar de modernidade sem perder a formalidade. Para estimular o uso das cores e não ter medo de ousar, o arquiteto Leandro Neves, parceiro da Ideia Glass, dá dicas de como aplicar o estilo de maneira harmoniosa ao cômodo.

Confira:

Por se tratar de um cômodo pequeno, a decoração do banheiro costuma ganhar “ares” mais clean, no qual se sobressaem cores claras, como o branco e o bege. Mas o que muitos não sabem é que os tons escuros, quando mesclados com outros elementos, podem trazer a mesma sensação, garantindo um estilo diferente e contemporâneo ao ambiente.

Com o objetivo de explicar como utilizar essa composição de cores, de modo que seja possível obter elegância sem precisar abrir mão do visual clean, o arquiteto Leandro Neves, parceiro da Ideia Glass, empresa especializada em kits e ferragens para box de banho, lista quatro dicas importantes. Veja a seguir!

:: Como aderir as cores escuras sem pesar e carregar o ambiente

Para quem deseja explorar as tonalidades escuras, sem abrir mão de um ambiente minimalista e clean, o arquiteto sugere utilizar as cores de duas maneiras. “Uma opção é assumir o preto em quase todos elementos presentes no cômodo. Chamamos isso de color block, que é quando o ambiente se apropria de uma cor como base e trabalhamos as variações da mesma, criando uma sensação de continuidade. Outra forma é ter uma base bem clara e natural com elementos de madeiras e texturas que remetem a pedras, por exemplo, e utilizar as tonalidades mais fortes em apenas alguns pontos”, explica Leandro.

:: Como utilizar o preto nos banheiros pequenos

Há quem diga que o preto irá criar uma sensação de aperto no banheiro com metragem pequena. Mas segundo Neves, há um truque para isso não acontecer. “A grande questão é a proporção e a forma onde as cores serão utilizadas e as concordâncias que vão ser trabalhadas. Investir em acessórios pretos, como torneiras, louças, cerâmicas, espelhos e até as ferragens do box de banheiro, pode ser uma grande saída”, indica.

A Ideia Glass, por exemplo, possui ferragens coloridas, em diversas versões do Box Elegance, como o dourado, rose gold e o preto. “O box Elegance com as ferragens pretas define bem o que estou falando. É um box que oferece elegância e sofisticação na medida certa. Mesmo trazendo o tom escuro, o box consegue proporcionar leveza ao cômodo”, revela o arquiteto.

:: Conhecer o estilo próprio é fundamental para dosar o preto na decoração

A personalidade das pessoas reflete diretamente na decoração de todos os cômodos da casa. E no banheiro não é diferente. “Não adianta decorar um banheiro todo de preto, somente porque está na moda. A decoração precisa refletir a personalidade do morador. O ideal é sempre fazer adaptações. Para os mais discretos, a tonalidade pode ser utilizada de forma mais pontual, como em um metal ou em pequenos acessórios. Já para os mais ousados, é possível explorar o preto nos revestimentos utilizados”, sugere o arquiteto.

:: Como experimentar o uso do preto no banheiro

Para quem deseja seguir a tendência, mas tem medo de errar, o arquiteto indica duas soluções: apostar na cor em superfícies que podem ser facilmente alteradas e inserir a tonalidade aos poucos, em pequenos objetos. “Quem ainda não tem certeza sobre utilizar uma cor mais escura, fazer um teste pintando o teto ou aplicando um papel de parede mais escuro é uma ótima opção. São soluções práticas e que podem ser mudadas facilmente. Outra alternativa é explorar as cores em pequenos objetos, como lixeiras, cestos, tapetes e velas”, finaliza.

Ideia Glass

Para mais informações sobre a empresa, acesse o site www.ideiaglass.com.br ou ligue para o SAC (11) 3016-9300.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Ideia Glass