Localizado nos Jardins, em São Paulo, o apartamento original da década de 70 e com 165m² teve seu projeto de arquitetura assinado pela Tria Arquitetura, das sócias Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida.

tria_5161107_111518Com boa configuração interna, ambientes amplos e em uma ótima localização, o imóvel encantou os futuros moradores, um casal sem filhos que vive nos Estados Unidos e que sonhava em ter uma base na cidade para as visitas ao Brasil.

Integração dos ambientes no apto Jardins

tria_6161107_111518O desafio da arquitetura neste projeto foi atualizar e adaptar o imóvel sem esconder a sua identidade original, como o piso de taco de madeira, as janelas de madeira e o pé-direito bastante confortável.

Foram feitas então pequenas modificações na planta, por exemplo, a criação de um lavabo ao diminuir a despensa e aumento do banheiro do casal diminuindo uma pequena porção da área de serviço. Os revestimentos cerâmicos foram todos demolidos, dando espaço para os novos que trouxeram um ar contemporâneo e atemporal ao projeto.

Cozinha do apto Jardins: novos revestimentos e design clean

tria_1161107_111518Premissa dos moradores, a cozinha deveria permanecer fechada e, se possível, seu acesso disfarçado para que durante os jantares formais não fosse possível ver os preparos. Seguindo essa linha, a Tria Arquitetura criou um grande painel como hall interno no apartamento, todo revestido em madeira ripada natural, formando um túnel que abriga as 4 portas ‘invisíveis’: entrada, cozinha, lavabo e corredor íntimo (foto ilustrativa abaixo).

Painel como hall interno, todo revestido em madeira ripada natural, formando um túnel que abriga as 4 portas ‘invisíveis’

tria_2161107_111518Durante o processo, descobriu-se vigas e pilares que formavam um verdadeiro pórtico ao hall interno. Não houve dúvida, por parte das arquitetas, em deixá-los no estado natural marcando sua presença e fortalecendo o novo elemento de arquitetura que ia ser criado ali. A iluminação destaca de forma delicada as ripas de madeira contínuas na parede e no teto. E, dessa forma, o foco se deu em destaques pontuais.

As paredes brancas e lisas são para os moradores, grandes apreciadores de arte, posicionar suas várias obras amealhadas durante viagens e história de vida do casal. O buffet da sala de jantar também foi devidamente desenhado pelas arquitetas, com linhas retas e revestido em azulejos que remetem ao modernismo brasileiro, já que o casal é brasileiro e mora fora.

As intervenções pontuais e significativas transformaram o espaço em um ambiente acolhedor para receber bem e com personalidade.

TRIA ARQUITETURA

O Tria Arquitetura, comandado pelas arquitetas Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida, traz em seu DNA um olhar criativo e cosmopolita. Busca aliar, em cada projeto, estética e função. Graduadas em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), Sarah Bonanno tem especialização na London School of Arts (Londres) e Marina Cardoso de Almeida na Universidad Politecnica de Madrid (Espanha). Acumularam, em mais de 10 anos de mercado, experiências diversas. Hoje, o Tria Arquitetura atua em diferentes áreas, entre elas Residencial, Comercial, Varejo e Interiores. Para desenvolver os projetos, a dupla preza pela autenticidade e inovação, seja qual for a escala de atuação.

Acesse:
Instagram: @triaarquitetura
Facebook: www.facebook.com/triaarquitetura
Site: www.triaarquitetura.com.br

Fonte: Assessoria TRIA/ Fotos: Maíra Acabaya