Está chegando ao fim o prazo para inscrições na 3ª edição do Prêmio Oxford de Design , onde a maior fabricante de porcelanas e cerâmicas das Américas convida pessoas de todo o país a desenvolverem uma estampa de um aparelho de jantar. Com o tema A Gastronomia ao Redor do Mundo, o concurso anual faz parte do posicionamento da marca como apoiadora da Nova Geração de Designers e Artistas brasileiros.

Até esta segunda-feira, dia 6/10, os interessados poderão escolher um modelo de peças na plataforma para desenvolver suas artes. As linhas disponíveis para download são: Coup, Flamingo, Moon, Plateau, Quartier, Nara e Soleil.

A competição será realizada inteiramente pela internet em duas etapas. Os projetos inscritos pelo site www.premiooxforddedesign.com.br passarão por uma votação popular e os 30 mais votados serão julgados por renomados profissionais que vão selecionar os três melhores trabalhos. O vencedor será anunciado no dia 19 de outubro e receberá um prêmio de R$5.000 e um aparelho de jantar com sua estampa. A decoração vencedora ainda será numerada e comercializada no site oficial da empresa. O segundo e terceiro colocados receberão um kit de produtos da Oxford.

Maurício Brenner e Rodrigo Noronha Do Furf Design/Lucila Turqueto, do site Casa de Valentina/Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó

Neste ano, o júri é formado pelos designers Maurício Brenner e Rodrigo Noronha, do internacionalmente premiado Furf Design Studio; a digital influencer Lucila Turqueto, do site Casa de Valentina, e o chef Rodrigo Oliveira, à frente do Restaurante Mocotó.


Conjunto ganhador da segunda edição, modelo Coup – Manifesto Natural de Beatriz Coppola

Sobre as edições anteriores

A primeira edição do concurso nacional aconteceu em 2015, tendo quase 500 projetos inscritos. O júri teve a participação de Adriana Barra, Ana Strumpf e Maurício Arruda. O ganhador foi Raphaell Valença, designer sergipano que inspirou sua produção na tradicional festa dos Lambe-sujos e Caboclinhos, realizada anualmente no município histórico de Laranjeiras e que remonta ao período do Brasil Colônia. A festa representa a luta entre negros dos quilombos – os ‘Lambe-Sujos’ – contra os índios – os ‘Caboclinhos’ – mandados pelos brancos para destruir os quilombos.

Na edição de 2016, os jurados Joana Lira, Isabella Giobbi, Paulo Biancchi e Carolina Armellini do Fetiche Design selecionaram a arte Manifesto Natural, da arquiteta Beatriz Coppola. Criada no modelo Coup a estampa é inspirada nos elementos do mármore, concreto, ouro e da madeira. De acordo com a criadora “É importante que as coisas com as quais convivemos sejam capazes de contar histórias, e tudo o que é ligado a natureza, traz agradáveis lembranças. As sobreposições de elementos da natureza tornam cada peça única e exclusiva”.

www.premiooxforddedesign.com.br

Cronograma

19/09 a 09/10 às 12h – Inscrições

15h do dia 02/10 às 9h do dia 13/10 – Votação

13/10 às 12h – Divulgação dos finalistas

Das 12h do dia 13/10 ao dia 18/10 – Votação do júri técnico

19/10 às 12h – Divulgação dos vencedores

Sobre a Oxford

Fundada há mais de 60 anos em São Bento do Sul (SC), a Oxford Porcelanas S/A é a maior fabricante de porcelana e cerâmica de mesa da América Latina, desde 2010 fabricante do puro cristal feito à mão da marca Oxford Crystal e em 2015 entra no mercado de panelas com a marca Oxford Cookware. Atua no mercado a partir do conceito de sustentabilidade, que permeia todas as suas atividades, passando pelo compromisso com a qualidade e responsabilidade social. Produz aparelhos de jantar, xícaras de chá/café, taças, copos, panelas e complementos através das marcas Oxford Porcelanas, Oxford Daily, Oxford Crystal, Oxford Cookware, Oxford Promocional e Biona. Suas peças são encontradas em lares de todo Brasil e em mais de 60 países.

Site: www.oxfordporcelanas.com.br

Fonte: Oxford/Assessoria