A CASACOR São Paulo recebe pela terceira vez um dos escritórios mais prestigiados da atualidade, o Yamagata Arquitetura. Este ano com o Anexo Nuage, nuvem em francês, o estúdio traz para o evento um ambiente que valoriza a simplicidade e a atmosfera humanizada. Com a temática “Casa Viva”, a mostra acontece até 29 de julho, no Jockey Club São Paulo.

Com 68m², a residência possui visual moderno e paleta de cores que transita do bege ao cinza claro, criando impressões neutras e etéreas. A arquitetura tombada, funcional e elegante, faz lembrar a de uma casinha romântica, com interferência contemporânea do escritório. Além disso, possui um formato de anexo complementar, ou seja, um espaço que pode ser acoplado à uma moradia maior, funcionando como uma habitação para convidados ou ser implantado de modo repetido, como uma pequena vila. Dividida entre estar, jantar, suíte, cozinha e deck, a casa é inundada pela luz natural e o uso de materiais secos, com intenção moderna e essência escandinava.

Uma estante produzida pela Florense percorre toda a extensão do anexo, acomodando armários, objetos e os equipamentos da cozinha. O sofá, desenho do designer Bruno Rangel, um dos sócios do escritório, e executado pela Maxdesign na tonalidade Granite Stone, valoriza o estar e faz composição junto da incrível lareira suspensa da Construflama. Gerando um panorama místico e especial, um arranjo feito com ‘capim dos pampas’ forma uma espécie de nuvem quando pendurado sob a mesa de jantar ‘Offset’, também da Maxdesign, e faz alusão a um nevoeiro e à decoração folk.

De traços minimalistas e funcionais, a cozinha dispõe de geladeira acoplada a estante e de uma pequena estufa de hortaliças. Na suíte, a cama chama atenção junto ao box, apresentando um ambiente moderno, elegante e completamente integrado. O piso em ladrilho Naevia Multicolor, da Colormix, toma toda a residência e cria um visual granulado, parecido com granilite. Painéis de MDF da Guararapes completam a seleção de revestimentos, aplicados em padrões quadriculados pelas paredes e teto.  A fachada, por sua vez, possui efeito esfumaçado, conhecido como ‘fog’, em tons de cinza claro, preto e gelo, formando um incrível degrade. Fornecida pela La Lampe, a iluminação destaca de maneira precisa e sofisticada todos os elementos usados no projeto.

Obras de arte também marcam presença no ambiente. Uma instalação artística de Ricardo Teixeira embeleza e impressiona na região do deck, expondo troncos ornamentados com fungos e telas de poliéster pretas, que ostentam a conexão da construção de biomas. Um aroma característico e marcante abraça o design do anexo, proporcionando uma experiência única, equilibrada e reconfortante. Com uma curadoria precisa, a produção apresenta um espaço moderno, de filosofia acalentadora, que apura os sentidos de quem visita.

Fonte: da Redação/Assessoria/Foto: Denilson Machado