A execução de um projeto desafiador, a Casa24h, reuniu inteligência e gestão para integrar profissionais, empresas e tecnologia de ponta e colocar em prática um projeto revolucionário em produção de moradias em larga escala no país. Sob a coordenação da Inovatech Engenharia, empresa integradora de soluções em engenharia, a execução de uma das mais avançadas moradias já construídas ocorreu em tempo recorde e impressionou àqueles que estiveram na Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção e Arquitetura 2019.

O sucesso da iniciativa despertou interesse de investidores e o idealizador da casa, o diretor da Inovatech Engenharia, Luiz Henrique Ferreira, afirma que a procura para contratar o modelo de gestão e execução de moradias, como a Casa24h, é grande. “Nesse modelo, construído em 24 horas, o que fazemos é reunir as melhores soluções do mercado da construção civil, desde sistemas construtivos, instalações e acabamentos, para realizarmos um amplo estudo de concepção do projeto, antes de iniciarmos a obra, para que assim, os resultados sejam sempre o de uma construção rápida, sustentável, custo acessível e de qualidade”.

O sistema construtivo 100% industrializado utilizado foi o de concreto pré-moldado da empresa Kronan. Esse projeto de construção industrializada, que pode atender desde o segmento de alto padrão até à faixa de financiamento do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, contou com a participação de 14 empresas parceiras e foi idealizada e realizada por meio da parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Ao todo, no último dia de feira, quando a casa ficou pronta, após três seções de oito horas de trabalho no canteiro de obras, cerca de 2300 pessoas já haviam passado por lá. No segundo dia, com poucas horas livres de trânsito, a casa registrou 1300 visitas. A casa construída durante a feira possui uma planta de 45,6 m2, com sala, dois quartos, cozinha e 1 banheiro. O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Rubio&Luongo Arquitetura.

Veja os vídeos:

 

Concepção e processo

O processo de execução da casa é quase todo realizado em galpões industriais, fora do canteiro de obras, e em etapas submetidas a estudos técnicos para viabilizar o atendimento aos requisitos da Norma de Desempenho de Edificações ABNT NBR 15.575. Isso representa, de forma contundente, um estímulo à formalização da cadeia produtiva, que pode gerar mais qualificação de mão-de-obra, aumentar a segurança no trabalho, reduzir os riscos de problemas de saúde e melhorar a vida dos trabalhadores da construção civil.

A concepção da Casa24h carrega em si a flexibilidade de um espaço adaptável às transformações e deficiências que os usuários poderão vir a ter ao longo do tempo. Um projeto aberto às mudanças, que seguem as premissas de Desenho Universal, Acessibilidade e Inclusão, e, dessa forma, auxilia na adaptação conforme as diferentes faixas etárias de uso, envelhecimento, níveis de mobilidade do usuário (perda de visão, auditiva, mobilidade) e ergonomia.

No desenvolvimento do projeto, as disciplinas mais avançadas de gestão da indústria foram aplicadas em prol da alta produtividade e qualidade, como é o caso da interligação entre o sistema BIM – Building Information Model (Modelagem da Informação da Construção ) e a Lean Construction (implantação do sistema de construção enxuta). Além disso, os insumos aplicados na edificação foram submetidos à análise do ciclo de vida (ACV) com metodologia australiana − uma das maneiras mais evoluídas para provar a sustentabilidade.

Empresas e soluções da Casa24h:

Atai Engenharia – Gerenciamento de projeto e execução;

Buildin – Núcleo de Conteúdo;

Decoradornet – Projeto de interiores

Etool Brasil – Análise de Ciclo de Vida da Construção;

Falcão Bauer – Ensaios tecnológicos para NBR 15575

HPC Networks – Sistema de catracas inteligentes para canteiro de obras

Kronan Sistemas Construtivos – Sistema industrializado de paredes de concreto;

Lean Institute Brasil – Implantação de Sistema LEAN;

Makinsthal – Sistemas elétricos e hidráulicos industrializados;

QuattroD – Metodologia BIM;

RGK Engenharia – Projetos de instalações elétricas e hidrossanitárias;

Rubio & Luongo Arquitetura – Concepção arquitetônica;

Spot Inclusão – Desenho Universal, Acessibilidade e Inclusão.

INOVATECH ENGENHARIA

Instagram: inovatech_engenharia

Facebook: /inovatech.engenharia

Fonte: Da Redação/Assessoria