A escolha correta de um piso vai muito além do gosto estético – cada ambiente da casa conta com uma necessidade específica, afinal, e pede por características adequadas para garantir segurança e praticidade. Isso é ainda mais importante quando se fala de áreas molhadas ou externas, que, com a água da chuva ou banho, pode levar a diversos acidentes domésticos.

Linha Pro Cement, da Incepa, com acabamento ABS

“Pisos para áreas molhadas necessitam de um maior coeficiente de atrito, atendendo às principais normas de desempenho”, aponta Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerâmica. A empresa, detentora da marca Incepa, é referência no setor de revestimentos e separou dicas para não errar na hora de escolher o piso ideal para áreas molhadas.

Segundo Christie, para entender sobre os acabamentos ideais para áreas externas e molhadas, é necessário se atentar ao coeficiente de atrito de cada peça. “O coeficiente de atrito corresponde à medida que caracteriza uma superfície quanto à facilidade ou não de escorregamento”, explica. Quanto maior o coeficiente, mais antiderrapante é o revestimento. “De acordo com a norma de produto, um revestimento para área interna pode ter um coeficiente de atrito menor do que 0,40. Áreas externas e molhadas, por sua vez, pedem por um coeficiente maior do que 0,40”, indica.

Para atender às necessidades do lar de forma completa, a Incepa conta um portfólio com linhas de diferentes níveis de resistência ao escorregamento – são peças com os acabamentos Grip, Grip Plus e ABS. O acabamento Grip é ideal para áreas molhadas internas e possui uma superfície menos áspera e toque mais suave, quando comparado com antideslizantes comuns. Já as linhas com acabamento Grip Plus são perfeitas para calçadas residenciais, escadas internas e varandas.

Linha Quartzita, da Incepa, conta com acabamento ABS

Por fim, as linhas ABS contam com o maior coeficiente de atrito, sendo a opção mais resistente ao escorregamento. “Isso garante um produto com aderência 30% maior do que outros acabamentos tradicionais”, aponta Christie Schulka. Por esse motivo, é a opção adequada para áreas molhadas, onde a resistência ao escorregamento é fundamental. “Nossas linhas ABS podem compor belos decks de piscina, por exemplo, ou serem utilizadas na área do box”, indica.

Linha Calacata, da Incepa, conta com acabamento Grip

Além da segurança aliada a esses acabamentos, as linhas Incepa perfeitas para áreas molhadas contam com uma diversidade de texturas e cores. “Nos valemos de nossa tecnologia de impressão HD para traduzir, no porcelanato, a estética de mármores, cimentícios, madeiras e outros”, diz Christie. São revestimentos perfeitos para todo estilo de projeto, do clássico ao contemporâneo.

Roca Brasil Cerâmica

www.rocaceramica.com.br

www.incepa.com.br

Showroom Roca Brasil Cerâmica

Av. Padre Natal Pigato, 974

Vila Delurdes, Campo Largo

tel. (41) 3391-1430

Fonte: Da Redação/Assessoria/Roca Brasil Cerâmica