Na hora de planejar um banheiro com pouca metragem, é preciso se atentar se os itens escolhidos vão proporcionar funcionalidade, harmonia e uma circulação confortável no local. Para ajudar na escolha dos itens que irão compor a decoração do cômodo, o arquiteto Leandro Neves, parceiro da Ideia Glass, apresenta recomendações certeiras.

Confira!

Banheiros pequenos e médios necessitam de um planejamento ainda maior na hora da decoração para que seja possível aproveitar cada metro². “O segredo para conseguir um ambiente moderno e aconchegante é contar com peças que proporcionam praticidade e funcionalidade, permitindo uma boa circulação e uso do local”, explica o arquiteto Leandro Neves, parceiro da Ideia Glass, empresa especialista em kits de ferragens para boxes de banho e portas de vidro divisórias de ambientes. Para auxiliar nesta tarefa, o profissional dá dicas de como otimizar o espaço na hora de montar o décor. Veja a seguir!

Nichos embutidos na parede

Segundo o arquiteto, em banheiros com pouco espaço é preciso abusar dar paredes para conseguir armazenar os objetos. “Nichos embutidos nas paredes da área de banho é uma boa estratégia para otimizar o espaço na hora de armazenar os itens de uso pessoal, dispensando o uso de suportes nesse espaço. Nesse caso, costumo recomendar colocar o nicho ao lado do chuveiro, para facilitar o manuseio dos objetos, além de esteticamente, ficar melhor”, explica Leandro.

Para quem gosta de deixar itens de perfumaria no banheiro, o arquiteto indica fazer nichos embutidos na parte externa do box de banho. “Eles são ótimos para economizar espaço, dão um ar de modernidade no local e facilitam o uso dos itens”, comenta.

Box de banho com modelo flexível

Como uma das peças mais importantes do banheiro, o box de banho precisa ser compatível com o espaço disposto no local.

“Contar com um box de banho com design flexível e sem muitas informações é o ideal para esse tipo de banheiro; menos é sempre mais. Existem diversas opções voltadas para áreas de banho pequenas e que são capazes de dar um toque moderno e charmoso ao ambiente”, afirma o arquiteto.

Móveis de marcenaria planejada

De acordo com o arquiteto, contar com a ajuda de um projeto de móveis planejados faz toda a diferença na hora de realizar a decoração do banheiro, principalmente os que não possuem muita metragem.

“Com a marcenaria planejada é possível aproveitar cada cantinho, através de recortes e medidas especificamente feitas para o espaço. Uma boa dica é aproveitar até mesmo os espaços acima do vaso sanitário, abaixo e acima da pia, etc. Além disso, escolha design e cores que podem contribuir para o visual mais moderno e harmônico”, explica Leandro.

Foque nos tons neutros

Para espaços muito pequenos, uma boa dica é optar por tons claros e neutros, pois eles proporcionam mais claridade ao ambiente, dando sensação de amplitude ao local.

“É claro que cada decoração deve ser de acordo com os gostos e personalidade do morador, mas utilizar cores claras pode ser uma ótima opção para deixar o ambiente mais leve. Porém, para aqueles que gostam de um toque mais escuro, uma boa dica é alternar com tons neutros para dar o equilibro e harmonia necessária ao local”, indica Leandro.

Pontos de luz e espelhos

As luzes e espelhos também são conhecidas por contribuírem na sensação de amplitude do espaço, além de darem um toque de charme e aconchego ao ambiente.

“Na hora de escolher os pontos de luz e espelhos, é preciso seguir com uma estratégia nos lugares onde deseja-se dar um destaque de claridade e otimizar o espaço. Para isso, eu recomendo optar por modelos de luminárias com pendentes perto da pia e spots de led no teto. Já para os espelhos, é legal optar pelos que possuem recortes”, sugere o arquiteto.

Sugestão de produto da Ideia Glass!

Kit Box Flex

Falou em falta de espaço, falou em Kit Box Flex. O modelo traz uma abertura articulada, o que permite o ganho de 90% de passagem.

Perfeito para as pessoas que precisam de um modelo flexível por conta de pouco espaço no ambiente, o Kit Box Flex é a escolha ideal para otimizar espaço sem abrir mão da modernidade. Sem trilhos na parte superior e com sistema flexível fácil de manusear, o modelo garante um cômodo muito mais clean e discreto.

Kit Box Certo

Com o propósito de otimizar o espaço do banheiro, o Kit Box Certo possui portas com abertura em 180º para dentro e para fora, com três paradas de 90º, podendo ser “guardado” após o uso. Além disso, o exclusivo e tecnológico design do box traz para o cômodo um design diferenciado e inovador.

Além de toda a economia de espaço que o Kit Box Certo proporciona ao banheiro, ele também é bastante vantajoso para casa com crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Isso porque ele não possui trilhos inferiores, facilitando a entrada de uma cadeira de rodas, por exemplo, e permite a acomodação de mais de uma pessoa no espaço de banho.
Onde encontrar: www.ideiaglass.com.br

Ideia Glass

Para mais informações sobre a empresa, acesse o site www.ideiaglass.com.br ou ligue para o SAC (11) 3016-9300.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Ideia Glass