Segundo a arquiteta e especialista em iluminação Nicole Gomes, HCL (Human Centric Lighntining) é o conceito que discute a entrega da luz certa, nos três momentos de intensidade correta e na temperatura de cor adequada para a situação.

“A luz artificial reproduz a luz do sol em todas as suas fases. O desafio é criar um ecossistema que ilumina os espaços para gerar o menor impacto possível no corpo humano”, explica.

A grande maioria da população permanece 90% do tempo em ambiente interno exposta a luz artificial. É por esse motivo que a iluminação circadiana (ritmos diários de 24h) também faz parte do conceito HCL.

 

Ela é a alteração de temperatura da cor e intensidade da iluminação, com o objetivo de alinhar o corpo humano as mudanças biológicas, mentais e comportamentais durante todas as fases do dia. “Já temos no mercado alguns mecanismos que podem ser usados, como o dimmer, que auxilia na diminuição da intensidade da luz, as lâmpadas smarts e tunable with, onde é possível mudar de cor e controlar a intensidade do branco respectivamente”, comenta Nicole.

5 indicativos de que a iluminação está impactando no seu bem estar 5 dicas para usar a iluminação a seu favor
Dores de cabeça ou enxaqueca Combine luzes diretas e indiretas em um mesmo ambiente
Cansaço visual Substitua os modelos de lâmpadas antigas pelos com tecnologia em LED
Fadiga Verifique a quantidade de iluminância mínima ideal para cada tipo de ambiente de trabalho e atividades laborais (Norma NBR8995-1)
Dificuldade de Concentração Evite passar por extremos de iluminação (exemplo: do excesso de luz branca diretamente para a luz amarelada) em um único dia
Qualidade de sono comprometida Utilize mecanismos como dimmer, lâmpadas smarts, tunable withe e os LEDS integrados

Pesquisa da Philips Lighting em uma escola nos Estados Unidos comprovou um aumento de 33% na performance acadêmica do grupo que fez uma transição de iluminação conforme as luzes do sol comparado com o grupo que não teve alterações na intensidade ou na cor da iluminação durante seus dias de aula.

Fonte: Da Redação/Assessoria