Os últimos meses foram realmente de nos reinventarmos e não poderia ser diferente com a Fast Shop, uma das maiores redes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que, agora, investe também em linhas de mobiliário assinado para sua nova loja, no Shopping Ibirapuera. Participando dessa nova empreitada, José Machado e Luciana Sobral, sócios da Novidário, desenharam linhas que irão compor os ambientes da loja, que conta com 960 m².

Rack Flat, com desenho assinado por José Machado e Luciana Sobral, da Novidário, está presente na nova loja da Fast Shop| Foto: Divulgação

Com projeto arquitetônico assinado pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma – responsável pela idealização da Japan House – a nova loja-conceito materializa o chamado varejo phygital, que consiste na integração entre lojas físicas e canais digitais. A nova loja se divide em 18 ambientes que evocam a vida cotidiana, com produtos interativos e funcionais capazes de oferecer uma nova experiência de compra.

Em busca de facilitar a vida cotidiana, a arquiteta Luciana Sobral e o designer José Machado desenharam peças práticas, que vão de encontro às necessidades do novo morar. São soluções para o living – como racks, para abrigar a televisão e organizar os eletrônicos – home office, com escrivaninhas, armário baixo e gaveteiro, perfeitos também para o público gamer, e dormitórios, com um modelo de cama e mesa de cabeceira.

As camas e mesas de cabeceira LIV, assim como os itens para escritório da coleção CONNECT, da Novidário, podem ser encontrados na nova loja da Fast Shop | Fotos: Divulgação

“Nossas peças unem um desenho limpo, funcional e são feitas com matérias-primas resistentes”, afirma José Machado. Luciana Sobral complementa: “Ambientadas na nova loja da Fast Shop, as peças podem ser experienciadas pelo público, que terá uma sensação real do que é uma casa com soluções inteligentes, práticas e ergonômicas”. Para complementar a experiência, todos os ambientes possuem um QR Code, que leva a vídeos com dicas de uso e informações técnicas sobre os produtos.

A mesa de cabeceira e a cama Liv, criadas em parceria com a marca de colchões inteligentes Zissou, dispõem dos acabamentos branco ou jequitibá | Fotos: Divulgação

História da Novidário

Com graduação em arquitetura, especialização em design de móveis e até curso de marcenaria no currículo, Luciana Sobral acabou direcionando a carreira para o segmento de mobiliário escolar depois de participar da implantação da primeira unidade da Beacon School (hoje, referência no ensino bilingue de São Paulo) dando origem, em 2009, à marca Novidário. Enquanto isso, José Machado, formado em desenho industrial, tornou a madeira seu principal instrumento de trabalho. Após larga e importante experiência na marcenaria da família, se especializou em sustentabilidade e Design Humanitário na Design Academy Eindhoven, Holanda, e foi Head Designer da marca Oppa. Mas o destino dos dois já estava traçado e, em 2016, um simples trabalho de consultoria acabou virando sociedade 3 anos depois, na mesma Novidário, que começou a ganhar novas páginas no universo de design.

A arquiteta Luciana Sobral e o designer José Machado, sócios da Novidário | Foto: Divulgação

Foi desse encontro cheio de vontades, muito foco e determinação, que a Novidário foi se desenvolvendo e expandindo para oferecer muito mais. Além da responsabilidade de desenhar mobiliário para escolas, escritórios e residências, uniu as experiências de indústria e mercado de seus sócios para fazer com que a empresa também responda pela comercialização das peças criadas ou selecionadas por Luciana e José. “Temos uma equipe multidisciplinar que combina engenheiros, arquitetos, designers e buscamos fundir as áreas de criação e venda, já que entendemos que os dois processos se retroalimentam, assim como nossas ideias, conceitos e propostas”, explica José Machado. “A Novidário almeja conectar desde empresas de varejo até clientes finais, arquitetos e especificadores com a indústria moveleira. E isso é um propósito de constante evolução, tanto da Novidário como dos parceiros que caminham conosco”, completa.

O trabalho que a Novidário faz com as indústrias é de olhar não somente para o desenvolvimento do produto, o desenho da peça em si, mas se debruçar em todas as áreas da empresa, desde prototipagem, qualidade, comercial e logística como a própria diretoria, participando de decisões estratégicas. “Iniciamos no setor escolar, mas ele nos levou para outros destinos. A partir do momento em que você consegue ter um bom produto no mercado escolar, você consegue essa façanha nos demais segmentos também, pois o mobiliário que sobrevive aos desafios da escola, com certeza vence os demais”, comenta Luciana.

Ao longo de 10 anos, a Novidário lançou diversas coleções e, entre as principais estão: Jataí, que deu início a sociedade entre Luciana e José Machado, Descobertas e Parte. Na Descobertas, com foco no ensino infantil, a madeira é a protagonista, deixando menor participação para o metal, o que confere às mesas, cadeiras, bibliotecas, entre outras peças, maior leveza e autonomia para os pequenos. A linha Jataí, que rendeu prêmios do Museu da Casa Brasileira e do Salão Design, ganha novos componentes frequentemente. Começamos pelas peças voltadas ao segmento escolar, como carteiras, assentos e mesas coletivas – as últimas a chegarem foram as soluções para escritórios e ambientes de trabalho colaborativo. Em complemento a Jataí, surgiu a linha Parte, com módulos de armários e estantes que se unem ampliando, quando necessário, a área de armazenagem de bibliotecas, armários, lockers e estantes.

Entre os clientes e parceiros da Novidário estão Maqmóveis, Oppa, Meu Móvel de Madeira, Mobly, Gaia, Artefama, Carbono e Amoreira. Entre as mais de 30 escolas já atendidas com móveis da Novidário estão, Beacon School, Santa Cruz, Rainha da Paz, grupos COC, Microsoft Education, entre outras.

Novidário
(11) 3476-4488
@novidario
www.novidario.com.br

Fonte: Da Redação/Assessoria