Quem não gosta de deixar a casa mais bonita e funcional? Porém, antes de começar uma reforma, mesmo que simples, é preciso avaliar muito bem aspectos como custos, prazos e quais são as alterações desejadas.

A busca pela integração de ambientes, no conceito aberto, é um dos principais motivos para reformas de apartamentos | Projeto da Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Maura Mello

Para contribuir nesse momento tão importante, as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do Escritório Dantas & Passos Arquitetura, prepararam uma série de recomendações para quem busca transformar o décor, seja com grandes ou pequenas mudanças.

Primeiros passos

Para a reforma, especialmente em apartamentos antigos, é indispensável começar pela parte estrutural. Assim, a recomendação é dividir o trabalho em duas etapas. Na primeira fase, será necessário verificar as bases do imóvel, assim como suas instalações elétricas e hidráulicas; observar se há rachaduras; além de avaliar se será necessário quebrar paredes e fazer impermeabilizações no local.

“Depois disso, então será o momento de pensar na decoração propriamente dita. Tudo com prévio planejamento e buscando que a reforma atenda aos pedidos dos moradores tanto esteticamente como funcionalmente”, afirma Paula Passos.

Pontos de eletricidade

Os apartamentos construídos antigamente não tinham a mesma demanda de pontos de eletricidade, em comparação com a necessária atualmente. Então, além do aumento da quantidade de pontos, tanto o quadro de luz como toda a fiação devem ser refeitos de acordo com a nova realidade, para evitar sobrecargas ou curtos.

Mudar os revestimentos do lar requer atenção e cuidados, mas o resultado final vale a pena | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Maura Mello

Revestimentos

Para quem pensa em trocar revestimentos, principalmente de áreas molhadas, o ideal é que antes toda tubulação antiga seja trocada e revisada, em conjunto com a impermeabilização, evitando entupimentos e vazamentos.

Pintura

“Pintar a casa é uma das principais maneiras de mudar o visual de forma rápida e simples. Dessa maneira, nada melhor do que mesclar os tons que são tendências do momento, com o conceito geral do imóvel”, conta Danielle Dantas.

É muito importante escolher corretamente o tipo de tinta. Para ambientes internos, a recomendação é pela tinta látex ou PVA para tetos e paredes, que têm secagem rápida e são feitas à base de água. Para portas e janelas de madeira, o ideal é apostar nos esmaltes sintéticos com acabamento acetinado. Para forros de gesso internos, vale usar uma base prime antes da pintura final. Já na hora de pintar ambientes com áreas molhadas, a tinta epóxi é bastante indicada.

O uso de cores transformou o décor deste quarto infantil | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Maura Mello

Papel de Parede

Segundo as arquitetas, o papel de parede também é uma ótima pedida, pois tem um poder enorme de transformar os ambientes de forma rápida, sem sujeira nem quebra-quebra. Ele fica bem em todos os lugares, até mesmo no teto! A partir da tecnologia atual, existe uma enorme gama de opções no mercado. Também há adesivos desenvolvidos para áreas molhadas, que podem decorar até os banheiros.

Drywall

Investir no drywall pode ser uma forma mais rápida e limpa para transformar ambientes ou, até mesmo, construir um novo espaço. Entre as suas vantagens trata-se de um material mais leve, com espessura menor que a alvenaria convencional, que pode receber isolamento acústico internamente para dar mais privacidade. O drywall também tem possibilidade de uso em áreas úmidas (como banheiros, cozinhas e lavanderias), por meio de chapas específicas com proteção.

Destaques da sala de jantar: o piso em madeira, a paleta de cores neutra e o lustre arrojado
| Projeto de Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Maura Mello

Iluminação

A iluminação deve ser planejada e direcionada juntamente com outros aspectos do projeto antes mesmo do início das obras. Um ambiente com as luzes corretas irá transmitir sensações de bem estar aos moradores, além de contribuir com as atividades necessárias para o dia a dia, seja estudar, cozinhar ou meditar.

Sala de Estar

No caso de apartamentos pequenos, a ideia de integração de ambientes, como salas de estar, TV e jantar, varanda e cozinha, pode trazer mais amplitude para o imóvel. Porém, para quem quer realizar pequenas mudanças sem quebra-quebra, a dica é apostar na troca ou adição de elementos, como alguns exemplos:

– Arrumar um cantinho para uma lareira portátil à álcool ou de biogel

– Brincar com almofadas de diferentes cores e estampas

– Aplicar uma nova barra ou um novo xale decorativo à cortina já existente

– Parede vertical verde ou vasos de plantas para trazer a natureza para perto

– Apostar em charmosas luminárias decorativas

Quartos

Para quem busca praticidade, é possível manter as bases neutras já existentes no cômodo e trabalhar com uma bela composição de quadros e de tapetes bem colocados. Uma boa ideia também é apostar numa cabeceira de cama charmosa para destacar a decoração. A mudanças dos tecidos das almofadas e das cortinas podem vestir os espaços de forma criativa. No caso de armários, escrivaninhas ou painéis de TV em madeira, aposte em pintura em laca colorida para transformá-los.

A cabeceira que vai até o teto valorizou ainda mais a decoração do quarto | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Maura Mello

Banheiros

Para facilitar a reforma, atualmente há diversos materiais que podem ser colados e aplicados sobre outros revestimentos pré-existentes. Porém, como citado acima, é importante verificar se suas bases estão em boas condições (sem azulejos fofos ou soltos, por exemplo). Hoje, no mercado, há porcelanatos com apenas 3 mm de espessura, que podem ser aplicados sobre outros pisos sem que ocorram problemas em alturas de soleiras ou portas.

Registros da obra

É muito importante que a reforma tenha o acompanhamento de um profissional especializado. Também é recomendado que seja feito um registro sobre tudo o que foi modificado e melhorado durante o processo. Assim, no caso de uma venda futura do imóvel, esse fator irá valorizá-lo bastante.

Dantas & Passos Arquitetura

@dantaspassos.arquitetura
www.dantasepassosarquitetura.com.br
Tel. e WhatsApp: (11) 99366-9690 (Danielle Dantas)
Tel. e WhatsApp: (11) 98339-9096 (Paula Passos)

Fonte: Da Redação/Assessoria/Dantas & Passos Arquitetura