A cozinha sempre esteve entre os focos de atuação da centenária Tramontina. No segmento de equipamentos, a marca já é referência em cubas de aço inox pela qualidade e ampla variedade de modelos. Coifas, cooktops, fornos de embutir, além de eletroportáteis como batedeiras, liquidificadores e panificadoras também já estão no mix destinado a este ambiente da casa. A mais recente novidade é a entrada no mercado de lava-louças para uso doméstico, com o modelo Inox S15X 60 e capacidade para 15 serviços.

Lançamento Lava-louças Tramontina Inox S15X 60 – 15 serviços / Ref.: 94895/220

A inovação no portfólio acontece após uma série de pesquisas para garantir um produto de qualidade e com diferenciais relevantes ao consumidor final. A partir de dados obtidos em estudo desenvolvido pela Universidade de Bonn, na Alemanha, foi possível mensurar o desempenho da lava-louças Tramontina em comparação à lavagem manual. Usando a máquina da Tramontina, é possível reduzir em até 92% o consumo de água e mais de 60% em energia.

“Traduzindo para algo mais palpável, num período de 280 dias, lavando a louça com a máquina da Tramontina em comparação à lavagem manual, é possível economizar em torno de 26 mil litros de água¹, o equivalente a cerca de 600 banhos de ducha com duração de 5 minutos²”, afirma o Diretor Comercial, Felipe P. Lazzari.

A lava-louças da Tramontina também se destaca³ por apresentar o menor consumo de água e energia, o menor ruído durante o funcionamento, além de comportar a louça de até 15 pessoas – a maior capacidade do mercado. Conta ainda com o programa mais rápido, que permite lavar o equivalente a 4 serviços em apenas 14 minutos.

“Da mesma forma que a Tramontina já está consolidada nos lares dos brasileiros com talheres, panelas e utensílios, queremos ampliar nossa presença nas cozinhas com equipamentos que atendam às necessidades das pessoas. A cada ano, estes ambientes ganham maior destaque nas residências em função da estarem conjugadas, na maioria dos novos projetos, com a sala de estar. Isso aumenta a demanda por eletrodomésticos bonitos e funcionais”, afirma Felipe P. Lazzari. A marca tem investido em ações de pesquisa e desenvolvimento voltadas a soluções inovadoras para a casa. Exemplo disso são as coifas residenciais recém lançadas no modelo Split, mais silenciosas do Brasil, e agora, o lançamento da lava-louças.

Seguindo os padrões da marca em eletros, a lava-louças da Tramontina foi desenvolvida em aço inox e apresenta diferenciais como gaveta exclusiva para talheres, que pode ser removida para a colocação de louças maiores, e cesto superior com regulagem de altura. Programas automáticos com tecnologia Smart Wash – que detecta o nível de sujeira da louça, adequando tempo e consumo de água e energia, além de funções que permitem ciclos de lavagem com meia carga e/ou que potencializam a remoção de germes e bactérias por meio da função “limpeza extra” também estão entre os diferenciais.

A lava-louças possui 60 cm de largura e sua instalação é do tipo freestanding. Será comercializada exclusivamente pelos canais oficiais da marca entre e-commerce (tramontinastore.com) e lojas próprias Tramontina Store. As vendas começaram em agosto.

Quanto você gasta de água por dia? E por ano?

Conforme dados da ONU (Organização das Nações Unidas), 110 litros de água por dia é o suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa. Porém, o consumo médio de água no Brasil é de 154,9 litros por dia, por habitante. Ou seja, 30% mais do que o indicado.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS 2018, 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a água tratada. A realidade brasileira é complexa e, por isso, ações de educação aos consumidores devem ser incentivadas. Dicas de uso para garantir a economia de água no dia a dia trazem resultados importantes para a conservação deste recurso natural básico para o ser humano.

Em casa, duas atividades principais que consomem grande quantidade de água e podem ser aprimoradas com ações de racionamento são:

Tomar banho¹: Indispensável ao ser humano, o banho diário pode ser um grande aliado na redução do consumo de água. Considerando o uso de ducha, um banho de 15 minutos consome em torno de 135 L de água, ou seja, 122% do volume total indicado pela ONU como suficiente para cada pessoa.

Diminuir o tempo do banho, fechando o chuveiro no momento de se ensaboar, por exemplo, pode reduzir este consumo para 45 L.

Lavar a louça: Apesar da lavagem da louça ser algo muito particular, que pode ou não acontecer todos os dias – pois depende do uso das louças pelos moradores – ela é uma atividade que também é foco de consumo de água excessivo e desnecessário. A Sabesp divulgou dados que indicam que a lavagem da louça de forma manual, por 15 minutos, consome 117 litros de água. Outro estudo divulgado pela Universidade Bonn na Alemanha, traz números semelhantes levantados a partir de uma pesquisa com 113 pessoas que foram cronometradas enquanto faziam a lavagem e secagem da louça à seu modo.
A Tramontina, sempre pensando em inovar em produtos e soluções para os seus consumidores, lança a sua primeira máquina lava-louças, que garante a lavagem da louça de até 15 pessoas com redução² de 92% no consumo de água anual. Veja o resultado da comparação entre a máquina de lavar-louça Tramontina e a lavagem manual, com base em dados comparativos obtidos em estudo da Universidade Bonn, na Alemanha:

Os números contabilizados por lavagem são ainda maiores quando extrapolados para o ano. Utilizando a lava-louças Tramontina, a redução no consumo de água é de mais de 26 mil litros, o equivalente a quase 600 banhos de ducha com duração de 5 minutos¹ (45 litros / banho). Porém, os ganhos são ainda maiores se considerarmos também a economia de energia elétrica, que é de 63% em 1 ano, energia suficiente para manter um refrigerador tradicional ligado (classificação A) por 18 meses³.

¹Dados de consumo de água conforme Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
²Dados de comparação obtidos considerando a lava-louças Tramontina com carga máxima de 15 serviços x 12 serviços no estudo desenvolvido pela Universidade Bonn da Alemanha – baseado em 280 ciclos de lavagens no ano.
³Dados médios de consumo conforme tabela de etiqueta ENCE – Etiqueta Nacional de Conservação de Energia de refrigeradores do Inmetro em 2018.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Tramontina